Saturday, October 18, 2008

Hilmar Rubens Hertel, foi Prefeito de Schroeder quando ainda era muito jovem

Em 1º de outubro de 2008, o Projeto Memória Viva da AMVALI chegou à sede do escritório da Imobiliária Casa Azul, Hilmar Rubens Hertel nos concedeu uma longa entrevista, com ricas contribuições.
Foi durante os anos de 1993 a 1997, Hertel conduziu os destinos do povo de Schroeder, cuja administração fui testemunho - atuava frente à direção da Escola Básica "Professora Elisa Cláudio de Aguiar", Schroeder I - das profundas mudanças que sucederam-se e na construção de uma nova mentalidade política na cidade schroedense, aprovadas amplamente pela sociedade.
Por se tratar de um cidadão dinâmico e de ampla visão dos desafios de um gestor público democrático e aberto as transformações, foi conduzido à presidência da AMVALI, órgão que possui a missão de cooperar, para o incremento do desenvolvimento regional, tendo o municipalismo a base segura.
Foi no escritório da Imobiliária Casa Azul, na rotatória de acesso à cidade de Schroeder, Hertel nos recebeu e teceu suas memórias, quando revelou-se um administrador público modermo, consciente da história do povo schroedense, com suas tradições e manifestações folclóricas.
Adriane Schimainski, jornalista da AMVALI e Jorge Casarotto, cinegrafista laderam Hertel, para o registro histórico, o qual fica neste blog, para a posterioridade.


Thursday, October 16, 2008

Schroeder fez 44 anos, cuja parte desta história, Oswaldo Jurck construiu

Em 16 de outubro de 2008 estive no Município de Schroeder, com a jornalista Adriane Schimainski -Associação dos Municípios do Vale Itapocu (AMVALI) - e o cinegrafista Jorge Casarotto. A finalidade do nosso grupo foi entrevistar o Sr Oswaldo Jurck, ex-Prefeito desta cidade, gestão 2001 - 2004, e ex-Presidente da AMVALI.
A gravação da entrevista - Projeto Memória Viva AMVALI - foi na sede da empresa Grameyer, na Avenida Castelo Branco, no alto de uma pequena colina, cercada por um área verde e flores.
A capa é de um periódico de prestação de contas da gestão do Governo Oswaldo Jurck e Orlando Tecilla. Uma linguagem acessível remete o leitor a avaliar o cumprimento de metas de um governo que veio a somar, para o desenvolvimento de Schroeder.
Ao folhear as páginas do periódico encontrei os elementos abordados durante a entrevista do Sr Oswaldo Jurck, o qual de modo muito simples, mas de apurado entendimento de administração pública, facilitou a entrevista.
Com mais esta entrevista documental, em 2009, a população do Vale Itapocu conhecerá os 30 anos da AMVALI, órgão que fomenta o municipalismo, com resultados concretos a favor do cidadão.

No texto de apresentação do periódico é possivel compreender o dinamismo da administração de Jurck e Tecilla, os quais deram continuidade à marca Schroeder, um marketing, que agregou seriedade e compromissos entre o Governo Municipal e sociedade schroedense.

Friday, October 03, 2008

Os 44 anos de Schroeder, sem bolo e festa

As mensagens a seguir refletem a grau admiração e carinho que o povo schroedense tem pela terra do antigo domínio de Dona Francisca. Neste ano, a cidade festejou 44 anos de emancipação política - pertenceu como Distrito a Guaramirim - e atualmente é uma das economias muito sólida, no Vale Itapocu. Confira a seguir, os depoimentos do povo, que não esqueceu o aniversário da cidade:
"Schroeder és a cidade que nós acolheu, em 2010 serão 50 anos da migração da Familia Konell para esta cidade pequena e pacata, uma cidade que orgulha todos, não importa onde eu estiver Schroeder sempre será a minha Strasse, por gerações e gerações de sonhadores..." (Osnildo Konell )
O Ex-Prefeito Oswaldo Jurck, gravou também uma mensagem alusiva as comemorações dos 44 anos de emancipação política de Schroeder. Confira: