Wednesday, December 23, 2009

Bodas de Diamantes - Oswaldo e Lucia Fidler Steilein

Fragmentos da História do Comércio de Rancho Bom, por Oswaldo Steilein


A entrevista foi em sua residência, em 21 de dezembro de 2009. Ao finalizar, gravei estas imagens para difundir a história e a memória deste empreendedor de origem suábia húngara, nascido na Colônia de Ribeirão Rodrigues (Garibaldi), no antigo Distrito de Jaraguá, no Município de Joinville (SC).
È importante analisar a entrevista do cidadão Oswaldo, que completou 80 anos em 2009. A narrativa é marcada pelas histórias de lutas e batalhas, que é fonte de inspiração para outras gerações.

Oswaldo Steilein, mensagem 45 anos, do ex-Vereador do PSD, do Distrito de Schroeder - SC


Assista e conheça a mensagem em comemoração aos 45 anos de emancipação política de Schroeder, do ex-Vereador do PSd do antigo Distrito de Schroeder, em Guaramirim (SC), nos anos 60, do século XX.

Monday, December 14, 2009

Schroeder 45 anos, perspectivas no olhar de Paulo Tarcisio Bertoldi Coelho

Walquiria Küster Bertoldi, é schroedense há 50 anos, construindo a história da cidade


Nascida na cidade de Ituporanga (SC) veio à Schroeder com a família residir na localidade do Bracinho, aonde a mãe foi atuante professora da Rede Estadual, na escola daquela comunidade.
Posteriormente, também tornou-se professora e lecionou na Escola Isolada da Estrada Schroeder I (1), juntamente com a avô Professora Elisa Claudio de Aguiar, conhecida carinhosamente, por vó Dede.
Foi nesta comunidade, que conheceu o jovem Fausto Bertoldi, agricultor e jogador de futebol amador do Clube Aliança.
Casaram-se nos anos 60 e criam uma família de 4 filhos, sendo três in memorian.
(1) - A Escola Isolada "Schroeder I", o contexto histórico desta Unidade Escolar está associado a doutrina de nacionalização da Era Vargas, cujo chefe de Estado proibiu o funcionamento da escola estrangeira no de 1938.
Desde 1909 a educação, na localidade de Schroeder I era servida pela Sociedade Escolar Particular "Schröder Strasse Eins", ligada ao expansionismo do Pastor Wilhelm Gottfred Lange, de Brüderthal - atual Município de Guaramirim (SC). Nos anos 80 a Escola Isolada foi transformada em Escola Reunidas, na década de 90, em Escola Básica, com o nome de Professora Elisa Claudio de Aguiar", sendo nomeada a primeira diretora a Professora Geruza Scheffer Pozzo. No inicio do terceiro milênio, o educandário foi transformado em Escola de Educação Básica, oferecendo ensino médio.

45 anos de Schroeder na visão de Fausto Bertoldi de Schroeder I

Fausto Bertoldi é cidadão schrodense há 50 anos. Qual sua visão à respeito do crescimento e progresso de Schroeder (SC)?
Confira neste vídeo:

Saturday, December 05, 2009

Nelson Zoz, trajetória de vida em Schroeder

Uma entrevista com Nelson Zoz, que abordou os elementos norteadores da trajetória de vida na cidade schroedense. Atualmente, este cidadão exerce a função vereador no Legislativo deste Munícípio.
Além disso, o vídeo caracteriza a presença dos imigrantes remanescentes suabios húngaros (1),na cidade energética e ecológica, de Schroeder.
Zoz, representa esta etnia, que chegou na condição de colonizadores em Schroeder. Para sobreviver em meio a outros povos de origem européia, o grupo étnico tem forte aproximação com a cultura dos colonizadores alemães,que também se estabeleceram em Schroeder, no final do século XIX.
(1)Grupo étnico que veio à Colônia do Jaraguá (SC)- atualmente Município de Jaraguá do Sul - por volta de 1891. A vinda destes foi avalizada durante a visita de Dom Pedro II, ao Império Austro-Húngaro (Budapeste), em 1870.

Ademir Pfiffer - Historiador

Blog Archive