Sunday, April 11, 2010

Professora Alma Bagatolli Lombardi deixou marcas na educação schroedense

Professora Alma


Professora Alma Bagatolli Lombardi, narrando trajetórias e fragmentos da educação em Schroeder (SC), entre as décadas de 60 e 90. De sangue trentino, a professora conta partes desua memória associadas à comunidades de Schroeder I, Schroeder II e Schroeder III.
Estudou no Município de Guaramirim (SC), no antigo Colégio Estadual Normal "Prefeito Lauro Zimmermann".O estágio efetivou em classe e supervisionado pela Professora Eliza Claudio de Aguiar - que chegou no Distrito de Bananal (atual Município de Guaramirim), na localidade de Schroeder I,no inicio da Segunda Guerra Mundial. Filhos de pai lavradores e de origem trentina, conheceu o esposo Lombardi, assistindo os jogos de futebol do time do Aliança, na localidade de Schroeder I. Uma vez por ano havia festas de igrejas (Católica e Luterana), ponto de encontro das juventudes.
Aposentada, ainda atuou como professora na Escola Municipal "Professor Gustavo Tank", na época pertencente ao Município de Schroeder (SC).
Em reconhecimento à trajetória de vida ligada à educação foi respaldada pela Diretoria da APP (Eno Flohr) , diretoria do Clube de Mães (Walquiria Küster Bertoldi) e direção da antiga Escola Básica "Professora Elisa Claudio de Aguiar" (Ademir Pfiffer), como patrona da Biblioteca do educandário centenário.

Ademir Pfiffer - Historiador

Saturday, April 10, 2010

Orlando Tecilla, o político que se tornou Vice-Prefeito


Vice-Prefeito, a função pública que Orlando Tecilla conquistou em Schroeder (SC), neste inicio do terceiro milênio. Conheça parte desta trajetória construída a partir da sua formação social e religiosa.
Ademir Pfiffer - Historiador