Tuesday, March 22, 2011

Djuli Cristina Konell, educação e desenvolvimento em Schroeder - SC

Djuli Cristina Konell, educação e desenvolvimento em Schroeder - SC. O livro de Schroeder a cada dia ganha novos participantes, como o caso desta educadora, que iniciou o oficido de professora na Escola Municipalizada "Professora Vali York", de Rancho Bom, no Município de Schroeder (SC), no final dos anos 90, do século XX. Atualmente, responde pela direção da Escola Municipal "Rui Barbosa", do Bairro de Itoupava Açu, localizada ao pé da Floresta Atlântica. Ao realizar esta entrevista, a qual eu traduzi no filete de imagens e reflexões, Djule mostrou a qualidade dos educadores atuantes no exercício docente, e, que tem o grande desafio de formar uma nova cultura, fundamentada no conhecimento, que torna o cidadão consciente e responsável, ao agir no Planeta Água e no Planeta Terra.
Ademir Pfiffer - Historiador

(mais)

Tuesday, March 01, 2011

6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã - 2011

Wilherme Franke - 2010 - Botafogo
No próximo dia 6 (seis) de março, a partir da 8 horas da manhã, o Botafogo Futebol Clube, da Barra do Rio Cerro vai celebrar e comemorar os 183 anos da Imigração Alemã e os 120 anos da Imigração Suábia e Húngara, quando da realização do 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã. Ao todo são 150 músicos que sobem ao palco, para realizar um tributo ao povo de ascendência suábia e húngara.
Schroeder, também faz parte desta história, pois desde os primórdios do inicio do século XX, o local recebeu a presença de diversas famílias suábias, as quais se mesclaram ao longo dos anos, com os pomeranos germânicos, principal vindos de Blumenau (SC).
Da cidade de Schroeder, temos a participação dos músicos Wilherme Franke e Maikel Gugert, com seus respectivo bandoneon, o instrumento que se confude com a história da música daquela cidade.
Portanto, a diretoria do Botafogo convida o povo remanescente e os novos moradores de Schroeder,para participar deste rico evento de caráter musical e regional. Bem vindos a todos.

Ademir Pfiffer - Historiador/Dpto de Cultura Botafogo