Monday, December 31, 2012

Patrimônio Edificado: Igreja Assembléia de Deus

Texto e imagem: Ademir Pfiffer
A Rua Marechal Castelo Branco, Bairro Schroeder III, desde os anos 80, conta com um espaço religioso da Igreja Assembléia de Deus. 
O templo religioso em madeira, na época fo inaugurado na gestão do Prefeito Aldo Romeu Pasold e Vice-Prefeito Ademar Piske, quando a instituição religiosa era atendida pelo Pastor Gunar Weigsding [leto].
Em 2011, a comunidade terminou a obra do novo templo, que passa ser símbolo da presença do movimento evangélico, com raízes na Suécia e na Igreja Leto Batista de Jacu Açu, Itapocu [atual Município de Guaramirim/SC].

Memórias de Dom Pedro II: Caixa Econômica

Imagem e texto: Ademir Pfiffer
Dom Pedro II foi e continua sendo personagem da História Nacional do Brasil. Quando governou o Brasil tinha em mente a criação de um banco de fomento específico, visando atender as demandas habitacionais da nossa nação.
Em 2011, a Caixa Econômica aterrissou em Schroeder, para realizar políticas públicas de habitação, que estão atrasadas há mais de um século, nesta cidade.
Portanto, a antiga Colônia Schröderstrasse, aguarda em tempo contemporâneo, uma justa difusão de trabalho bancário à altura da história desta cidade.
Embora, a urbanidade de Schroeder nasceu após o Império Português, porém os republicanos durante um século mantiveram a cidade longe de projetos habitacionais à favor do cidadão nativo, contrariando Dom Pedro II.

Sinodo Luterano do Brasil - Patrimônio edificado

 O passado e o presente se entrelaçam nestas duas torres, que são símbolos, da presença da Igreja Luterana do Brasil. 
As duas edificações são frutos de trabalho de longos anos de voluntariados e obreiros. Portanto, estes ícones são  elementos de identidade do patrimônio cultural edificado da cidade de Schroeder.

Tifa Silvado - Comunidade Verde de Schroeder

Imagem e texto: Ademir Pfiffer
Uma placa de rua com designação da comunidade Tifa Silvado chama a atenção de quem circula na via asfaltda da Estrada Duas Mamas.
Tifa Silvado é uma área territorial da antiga Colônia Schröderstrasse, que ainda hoje, conserva o patrimônio verde da Mata Atlântica, embora com baixas. 
Sendo que, ao longo dos anos a região foi colonizada pelos povos europeus advindos das cidade de Bumenau e Jaraguá do Sul.
Hoje, a agricultura da banana e do arroz, são fontes alternativas de agregar renda à propriedade do agricultor.

Paz no Trânsito - Campanha 2006

Imagem e texto: Ademir Pfiffer
A Campanha Paz no Trânsito - 2006 realizada pelo governo de Jaraguá do Sul [SC], também foi motivo de eleaboração de trabalho artístico pelos alunos da Escola de Ensino Fundamenta "Luiz Delfino".
A cidade de Schroeder foi integrada ao edital, em decorrência da maioria de motoristas, possuirem uma vida diária,  no trânsito no território da cidade vizinha, a Capital Pólo de Desenvolvimento Regional.
Os trabalho foram coordenados pela equipe de trânsito lideradas pelo Senhor Sérgio Zapella [Prefeitura Jaraguá do Sul], na administração de Moacir Antonio Bertoldi e Rosemeire Puccini Vasel.

Capela "São Pedro" do Rio Braço do Sul

Imagem e texto: Ademir Pfiffer
A comunidade católica de Braço do Sul formada, expressivamente, pelo fenômeno da migração advinda do progresso industrial, neste terceiro milênio edificou sua capela, tendo com o padroeira, São Pedro.
Com esta edificação, o movimento católico se fortaleceu face à organização religiosa estar fundamentada nas bases do associativismo. 
Essa prática, que construiu e uniu, historicamente, o povo da antiga Colônia Schröderstrasse, em prol de solificar uma sociedade em valores.

Movimento Cultural e Etnico: africanidades

Imagem: Ademir Pfiffer
No ano que a Escola de Ensino Fundamental "Luiz Delfino" completou 84 anos de fundação [27/12], o corpo docente expôs no mural da Unidade Escolar, a efeméride Dia da Consciência Negra [20/11].
Esta prática pedagógica revela o compromisso da instituição com os grandes temas, que são arrolados em meio à Escola Pública catarinense, por profissionais preparados para difundir a diversidade étnica.
Ademir Pfiffer - Historiador

Colônia Duas Mamas, a urbanidade chegou


Schroeder [SC], na Colônia Duas Mamas, a urbanidade chegou pela pavimentação asfáltica.
A esquina foi forte ponto de sociabilidade comercial, desde a era dos senhores, Jacob Rau [anos 20 e 30] e Adolpho Bartel [anos 40 e 50].
Ademir Pfiffer - Historiador

Estrada teuto schroedense Duas Mamas



Schroeder [SC]: Estrada teuto schroedense Duas Mamas [do Sul]. Nos primódios tempo do inicio da colonização, na primeira década do século XX, a mesma era uma picada por onde circulava os botocudos, selvícolas nomades do Vale do Itajaí, que vinha a essa região em busca de caça, pesca, coleta, higiene, etc.
Assim, ao logo dos anos, a via se tornou um caminho, que foi transformado em estrada e, atualmente, um logradouro pavimentado com camada asfáltica.
Na imagem do vídeo amador, destaque para a entrada da Estrada Silvado, patrimônio cultural de Schroeder, pela presença vigorosa da Mata Atlântica, a identidade verde da cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sunday, December 30, 2012

Sinodo luterano do Brasil em Schroeder


Desde a década de 30 temos dois sinodos luteranos em Schroeder [SC] . Ouça o badalar do sino da Igreja Luterana do Brasil, ao meio dia, no centro da cidade.
A tradição religiosa revela que, o movimento do protestantismo foi decisivo, culturalmente, desde a fundação da cidade, há mais de 100 anos.
Ademir Pfiffer - Historiador

Logradouro centenário da Estrada Braço do Sul


Schroeder [SC], logradouro centenário da Estrada Braço do Sul. Há mais de um século era uma picada indigena, dos selvícolas e nômades, conhecidos por Botocudos, que vinham do Vale do Itajaí para, temporariamente, caçar no Vale Itapocu, bem antes da Colônia Schröderstrasse.
Com o advento da colonização alemã e pomerana, a picada virou caminho, que foi transformado no final dos anos 20, em uma estrada.
Assim poderia circular as frotas de caminhões dos extrativistas vegetais, ligado ao empresário madeireiro, Ademar Garcia - fabricante de carretel de linha - em Joinville [SC], Gneipel, Jahn, Tomaselli, Schneider e outros.
Hoje, a adminstração dos senhores Felipe Voigt e Luíz Aparício Ribas transformaram a via pública em um logradouro asfaltado, elevando a auto estima do cidadão.
Ademir Pfiffer - Historiador
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
P.S. Imagem da Capela São Pedro, um patrimônio religioso católico, numa comunidade moldada pela migração diversa.

Thursday, December 27, 2012

Maria Thereza Girardi

A Professora Maria Thereza Girardi, em 2011 regressou à comunidade do Bracinho para uma vista. Após conversar com os funcionários da antiga Escola Estadual Isolada Bracinho [atual Escola Municipal "Professora Leonete Bauer Walz"] deixou sua história de professora do Estado, registrada para posterioridade, num modesto bilhete.
Atualmente, mora em Guaramirim [SC], no Bairro Rio Branco, às margens da SC 413 - Rodovia Guilherme Janssen.

Monday, December 24, 2012

Ludgero Tepasse, uma história de realizações à favor de Schroeder


Ludgero Tepasse, uma história de realizações à favor de Schroeder [SC]. O assunto abordado no vídeo é uma mensagem natalina. Porém, o Seu Luti, como é conhecido em Schroeder [Prefeito da cidade em duas ocasião], ampliou o momento, narrando elementos da história daquela cidade, pois participou ativamente da construção do progresso da mesma.
Ademir Pfiffer - Historiador

Blog Archive