Monday, August 15, 2016

Dinorá Aliete Rosa Bech

 Faleceu às 22h45 do dia 14/08/16, a Sra. Dinorá Aliete Rosa Bech com idade de 85 anos, deixando enlutados: esposo, 2 filhos, 2 filhas, 1 genro, 2 noras, netos, bisnetos e demais parentes e amigos. O sepultamento será realizado dia 15/08, às 16h, saindo o féretro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil ( Cristo Bom Pastor) de Schroeder, seguindo após para o Cemitério Municipal do centro, sua última morada.

Foi professora (nascida em Bananal, das famílias Lemke e Rosa - neta do intendente, Atanásio Rosa, distrito de Bananal, atual município de Guaramirim) por mais de três décadas na unidade escolar estadual "Miguel Couto" (1).

A educadora deixou um rico legado cultural pela sua defesa do patrimônio da escola nacional, após a II Guerra Mundial, pois ela com sua irmã, Dagmar Rosa Bech (in memorian) construíram os fundamentos da nova escola catarinense com indicadores do nacionalismo. Além disso, juntas organizaram e planejaram, através do associativismo escolar, a compra do terreno da atual sede do educandário do Miguel Couto. Uma rica história de duas educadoras que representam a trajetória e a evolução da escola catarinense, no Vale do Itapocu.

Imagem: Sintia Leitzke Kanzler.

(1) Fundada em 02 de outubro de 1906 pelo pastor Ferdinand Schlünzen, que era à época uma Sociedade Escolar na Estrada Schroeder II, que também foi denominada de Escola Municipal "Joaquim Wolf", na campanha da nacionalização, no Estado Novo, na era Vargas.

Fonte das imagens digitais: Secretaria Municipal de Educação de Schroeder- Setor de Cultura 

Monday, August 08, 2016

Óbito e sepultamento do empresário Werner Voigt, o schroedense da gema

Em 1º de junho de 2016, o Senhor Werner Ricardo Voigt, empresário da indústria metalmecânica faleceu. Assim, anunciado o seu óbito as duas cidades do Vale do Itapocu, Schroeder e Jaraguá do Sul, através das suas respectivas prefeituras emitiram nota de pesar.
Werner nasceu em 8 de setembro de 1930 (nasceu pelas mãos de uma parteira), na Colônia Schröderstrasse (atual município de Schroeder) e era filho de Ricardo e Alma Schultz Voigt.
 O matrimônio de Werner foi com Wally Schlup Voigt (in memorian), que o acompanhou durante sua trajetória de vida.
A trajetória da vida escolar de Werner Voigt, sendo parte de sua alfabetização - escola estrangeira alemã e escola nacional - foi em Duas Mamas, na Sociedade Particular Escolar (atual Escola Municipal Castro Alves) e na Escola Municipal "Joaquim Wolf" (atual EEB - Miguel Couto), na época que Schröderstrasse pertencia ao distrito de Bananal e município de Joinville (SC).
Porém, sua vida não se limitou a isso e buscou formação profissionalizante em curso na unidade do Senai de Joinville.
Começava assim, seu ingresso no mundo do conhecimento científico e tecnológico, pois empregos conquistou, entre os quais de destaque, na Empresul (atual Celesc). 
Em seguida organizou seu próprio negócio, mas não parou nisso. Assim, através de convite e conversações com os senhores Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus surgiu a empresa WEG, fruto de um planejamento estratégico e desenvolvimentista, que gerou progresso acelerado para Jaraguá do Sul (SC) e o Vale do Itapocu.
Passado mais de meio século, da iniciativa dos três empresários tecnológicos, a cidade de Jaraguá do Sul sente-se órfã do pioneirismo e talento desses homens que inseriram o município e a região do Vale do Itapocu, no cenário das ciências e tecnologias dos motores elétricos, no Brasil e no mundo.
As imagens digitais a seguir, revelam como foi o registro  do sepultamento de Werner Voigt, o cidadão que recriou a engenharia do associativismo do empreendedorismo, através da disciplina, talento e simplicidade. Dessa forma, o seu legado de vida servirá de paradigma e reflexões para todos, que tem no trabalho, elemento de realização pessoal e conquistas múltiplas.



Associação Recreativa Weg transformada num espaço de encontros de familiares, colaboradores e a comunidade, que foi ao local despedir-se do homem, que planejou parte da grandeza de Jaraguá do Sul.




As flores traduziram o respeito e o carinho do povo de Schroeder, Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu por sua incessante inciativas à favor do associativismo empresarial, social e cultural.



O prefeito Dieter Janssen, que já foi colaborador da empresa Weg e representante do povo jaraguaense, expressou as palavras de solidariedade à família.

Cemitério Municipal de Jaraguá do Sul fundado em 1909, entre luteranos católicos foi o local de sepultamento do herói nacional da marca "Weg".


Imagens e créditos: