Tuesday, December 26, 2017

Escola Luiz Delfino tem patrono afro-brasileiro e completa 89 anos de fundação

  O Município de Schroeder/SC (antiga Schröderstrasse) tem à comemorar a última data no calendário de eventos, marcando as comemoraçoes dos 500 anos da Reforma de Lutero.
Em 27 de dezembro de 1927, terceiro dia das comemorações natalina, o pastor  Wilhelm Domel (1928 a 1930), de Brüderthal (localidade no atual Município de Guaramirim), através de seus representantes e membros atuantes na defesa do associativismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Ieclb), os senhores Carlos Eggert, Adolfo Walz (sen), Guilherme Schneider, Christiano Pfleger e Henrique Gneipel fundavam a Comunidade Escolar Estrada Schroeder, Rio Braço do Sul, atual Escola de Ensino Fundamental "Luiz Delfino". Portanto há 89 anos.
Na década de 30, a unidade escolar passou de controle para a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, cujo primeiro pastor e professor era o Senhor Emil (Emílio) Reinheimer, gaúcho teuto-brasileiro do Estado da Federação do Rio Grande do Sul. Assim era constituída a primeira Geimainde Schule, de Schröderstrasse.
Em 1938 era encerrada as atividades da escola teuto-brasileira, cujas aulas eram ministradas na Língua Estrangeira Alemã (escola étnica). No ano seguinte, iniciava-se a campanha da nacionalização da educação.
Assim, o Município de Joinville, através da intendência de Bananal (atual Guaramirim), passavam a  controlar a educação, através de ênfase a construção da identidade nacional, sendo a língua oficial o português.

Considerações  finais:

A Escola Luiz Delfino em 89 anos de atividades contou com duas instalações físicas, uma de enxaimel (fachwerk), na Estrada Schroeder III (próximo ao posto de combustível de Marcos Salomon). 
A segunda sede foi construída de alvenaria -convênio Governo do Estado e Prefeitura - na administração do prefeito Aldo Romeo Pasold, nos anos 70. A construção sendo de alvenaria, cuja instalação era na atual Rua 03 de Outubro, ainda hoje está estabelecida.
Assim, nas últimas quatro décadas, o antigo prédio escolar foi ampliado e reformado, bem como a escola oferece à comunidade, o curso completo de ensino fundamental, do primeiro ao novo ano.

Fonte: Pfiffer, Ademir. De Schröderstrasse a Schroeder: um capítulo através de fragmentos de memória e história teuto-brasileira, no Vale do Itapocu, 2016 (sem publicação oficial pelo governo municipal).



Imagens: Blog da Escola de Ensino Fundamental "Luiz Delfino".

No comments: