Saturday, September 30, 2006

42 Anos bem verde, mas marcado pelo progresso e pelo crescimento de sua gente O Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, parabeniza o Município de Schroeder pelos seus 42 anos de emancipação política. Ao longo desse tempo podemos acompanhar o desenvolvimento e a pujança deste povo trabalhador e ordeiro. Parabéns,
Schroeder !
Jurandir Michels
(Partido Verde)
Presidente em Exercício

Tuesday, September 26, 2006

Puxada de Zorra: entretendimento rural na festa dos 42 anos de Schröder



Um transporte muito antigo nas áreas de colonização do Vale do Itapocu, principalmente, o seu uso se restringe às áreas de difícil acesso, como morros, terrenos alagadiços e arrozeiras.
Nos festejos comemorativos do 42º segundo aniversário de Schröder, esse meio de transporte foi destaque, para as competições de força e resistência. O desafio era fazer uma aparelho de cavalos puxar uma carga de 200 kg, em menor tempo possível.
A "Puxada de Zorra" como foi apelidada essa competição, que atraiu um bom público, que prestigio com olhar atento o desenrolar das competições, no complexo esportivo Alfredo Pasold.



Sunday, September 24, 2006

Schröder, sempre Schröder: uma cidade de traços fortes pela necessidade de crescer e unir


De 22 a 24 de setembro, uma extensa programaçao foi organizada para marcar o calendário de eventos associados às comemorações dos 42 anos de emancipação política de Schröder.
Os eventos se concentraram na Rua Paulo Jahn, no complexo esportivo da cidade, onde um grande público compareceu afim de prestigiar as programações sociais e culturais.
Outras atrações também foram organizadas com a finalidade de agregar mais consistência ao evento, como a exposição rural, com destaque aos produtores pecuaristas; exposição industrial e comercial; exposição de artesanato, dentre outras.

A circulação de schrödenses e visitantes pelo complexo esportivo, onde acontecia a Schroederfest, no dia 24 setembro, domingo era marcada por um bom público que veio conhecer os traços da trajetória de crescimento desta cidade, no Vale do Itapocu. O panorama do complexo esportivo era da presença de muita gente trabalhadora, solidária e ordeira. E, é esta gente que construiu parte desta riqueza e do bem estar social e cultural, tornando a cidade agradável de se morar.

Friday, September 22, 2006


42 Anos: verde e qualidade de vida

A pequena e notável cidade de Schröder está completando em 2006, 42 anos de emancipação política e mais de 100 anos de história associada à colonização, registrada a partir de 1895.
O nome Schröder é uma homenagem ao Senador Christian Mathias Schröder, alemão e mentor da fundação cidade de Joinville.No final do século XIX , a região do Vale do Itapocu sofreu grandioso lastro da colonização européia. E a localidade de Schröder, então pertencente ao Município de Joinville, passou a ser alvo da colonização européia. Foi nessa época ,que várias famílias de origem européia rumaram a essa localidade, face as preciosidades encontradas: terra fértil e muita floresta densa.Essa preciosidade originou o primeiro ciclo econômico de Schröder, o extrativismo vegetal, consorciado com a prática da agricultura. Com esse paradigma econômico, a localidade se desenvolveu o suficiente para tornar-se distrito do Município de Guaramirim (SC), no ano de 1959.Por volta de 1964, o distrito conquistou status de Município, face ao povo ordeiro, de capacidade versatil, disciplina e gosto árduo pelo trabalho. Esta trilogia efetivou o projeto desenvolvimentista desta pequena cidade, que nasceu amante da ecologia, oportunizando a todos uma excelente qualidade de vida.Parabéns Schröder pelos 42 anos de emancipação política! Parabéns a todos que contribuíram para construir uma história a mais de 100 anos!

Wednesday, September 20, 2006

Strassenfest Mit Stammtisch in Schröder

Certamente 16 de setembro será um marco histórico para o Município de Schroeder, data da 1ª. edição da Strassenfest Mit Stammtisch, cuja festa integra o calendário festivo das comemorações do 42º. aniversário de emancipação política, durante o mês de setembro.
Centenas de pessoas foram prestigiar a festa genuinamente alemã. Era visível a influência da cultura alemã através dos trajes típicos, banda de música típica e gastronomia. Enfim, os schroedenses se revelaram autênticos e fiéis as suas origens.
Vale ressaltar, que por volta do ano 1895, a partir da abertura da Schröder Strasse Eins, por influência do Pastor Wilhelm Lange e Eduardo Krisch, a localidade passou a receber diversas famílias do Vale do Itajaí (Blumenau) e domínio de Dona Francisca, cuja finalidade era colonizar os lotes coloniais remanescentes do antigo Império Luso.


Ao embalo do som musical da Banda Atlântico Sul, o público aproveitou a festa para se confraternizar, rever amigos, beber algumas geladas, dentre outras atrativos, que colocou a cidade num clima de festa até a Schroederfest.