Thursday, September 30, 2010

Schroeder, há 46 anos sempre verde



Pela Lei n.º 968, de 04 de junho de 1964, assinado pelo Senhor Ivo Silveira então Presidente da Assembléia Legislativa, que criou o Município de Schroeder. A instalação do município se deu através do decreto SJ 22.09.03/1922, de 03 de outubro de 1964, pelo então Governador Celso Ramos.
Porém, a história de Schroeder começou nos primórdios do Pastor Wilhelm Gottfred Lange, que servia em Brüderthal (Guaramirim), desde 1886.
Foi Lange, que convidou no transcorrer do século XIX, da década de 90, o Senhor Eduard Krisch, o mais destacado agriminsor, para adentrar mata, com intuíto de demarcar novas áreas de terras. Essas novas áreas de terras demarcadas ficaram conhecidas pelo nome de Caminho Schroeder I, II e III.
No final do século XIX, os imigrantes remanescentes de Blumenau (Vila Itoupava), também iniciaram a exploração das regiões do Braço do Sul, Rancho Bom e Duas Mamas, para caças de animais e pássaros silvestres. E, posteriormente, muitos desses exploradores se transferiram com a família àquelas localidades citadas, constituindo um marco na história da colonização de Schroeder.
Com a presença expressiva da etnia alemã no território schroedense, na primeira década do XX nascia uma Organização Comunitária Alemã, a qual era responsável pela vida coletiva, vinculada aos serviços de ordem religiosas e educacionais. Assim em 1910 já figurava como professor contratado por essa entidade, o Senhor Konrad Koch, que atendia as comunidades de Schroeder I e Schroeder II.
Em 1912, o Pastor Albert Schneider iniciou as atividade religiosas em Schroeder e permanecendo até 1922. Fase em que se formou várias sociedades escolares particulares, as quais edificaram prédios com base no modelo da arquitetura européia, fachwerk (enxaimel).
No limiar da década de 30, a Organização Comunitária Alemã encerrou as atividades, e o movimento luterano no Brasil, de Schroeder sofria profundas retaliações, reflexo da Era Vargas. Com a divisão do grupo, Schroeder passou a vincular-se a dois sinodos do movimento do luteranismo.
Outro grupo étnico, os italianos estão presentes desde 1919, e se estabeleceram na localidade de Duas Mamas. Sendo o Professor Santos Tomazelli, o principal expoente, pois, desde os anos 30 foi professor naquela localidade, cuja escola hoje leva o seu honrado nome.
Atualmente, Schroeder é marcado pelo virtiginoso crescimento demográfico oriundo da migração, a qual trouxe profundas mudanças na paisagem rural e urbana, bem como nos valores sociais e culturais, tornando a cidade um mosaico étnico devido a essa diversidade.
Neste três de outubro, Schroeder completa 46 anos de emancipação política. No entanto, essa história de colonização tem mais de um século, marcada pela evolução das instituições sociais mais importantes, a familia, igreja e escola. Ein prösit, Schröderstrasse!

Ademir Pfiffer - Historiador













Monday, September 20, 2010

80 anos - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Schroeder - SC - 5

80 anos - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Schroeder - SC - 5

80 Anos- Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Schroeder - SC - 3

Sunday, September 19, 2010

80 Anos- Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Schroeder - SC - 2

Pastor Ivo Dreher realizando cumprimentos aos participantes do almoço dos festejos,que marcou os 80 anos de fundação do antigo Sinodo do Missouri.

Imagens do interior da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

80 Anos- Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Schroeder - SC - 1

Há 15 anos atrás, na década de 90 era inaugurado um novo templo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Schroeder, o maior da América Latina
No transcorrer da Segunda Guerra Mundial, nos anos 40 era inaugurado o segundo templo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em alvenaria.

Saturday, September 18, 2010

Memória e história em fragmentos, Elias Tietz

Friday, September 10, 2010

História de vida em fragmentos: Dagmar Rosa Bech

Testemunha ocular da história da educação de Schroeder, após a Segunda Guerra Mundial


História de vida em fragmentos: Dagmar Rosa Bech. A micro entrevista de carárter social tem por finalidade de revelar a trajetória de vida desta professora, que ingressou na Rede Municipal de Joinville (SC), na localidade de Schroederstrasse (atual Município de Schroeder - SC), na Escola "Joaquim Wolf", em Schroeder II. A Unidade Escolar foi estadualizada e fechada no final dos anos 50, quando o Governador Irineu Bornhausen criou uma escola pública com recurss da União (Governo Federal), que seria inaugurada em 1958, com o nome de Escola Reunida "Miguel Couto".
A Professora Dagmar foi uma das agentes atuantes para materilização do projeto. Este vídeo é uma homenagem a esta educadora, que marcou a história da educação de Schroeder.
Ademir Pfiffer - Historiador

Thursday, September 09, 2010

Schröderstrasse, a Independência somos todos nós - 4



Schröderstrasse, a Independência somos todos nós - 4. Escola de Ensino Fundamental "Luiz Delfino" (antiga Escola Runida Braço do Sul), Diretora e Professora Sirlei Terezinha Domeraski da Silva, localizada no Bairro Schroeder III, Município de Schroeder (SC). Desfile de 7 de Setembro na Rua Paulo Jahn, Centro.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schröderstrasse, a Independência somos todos nós -3



Schröderstrasse, a Independência somos todos nós - 3

Schröderstrasse, a Independência somos todos nós -2



Schröderstrasse, a Independência somos todos nós. Escolas da Rede Estadual de Ensino Público : Miguel Couto e Professora Elisa Claudio de Aguiar.Semana da Pátria. Local do desfile escolar: Rua Paulo Jahn, Centro.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schröderstrasse, a Independência somos todos nós -1

Schröderstrasse, a Independência somos todos nós. No vídeo um, o desfile dos escolares da Rede Infantil e Fundamental, do Governo de Schroeder (SC), Administração Felipe Voigt; Secetaria de Educação e Cultura, Arildo Konell. Destaque para as unidades escolares: Professor Santos Tomazelli (Duas Mamas), Professora Clarice Lange Jacob (Schroeder I), Professor Emílio da Silva (Centro), Zarita Bech Rezende (Rio Hern), RUi Barbosa (Itoupava Açu), Professora Vali Jourk Voigt, Professora Leonete Bauer, entre outras.
Ademir Pfiffer - Historiador

Tuesday, September 07, 2010

História em fragmentos: Hermann Bech




História em fragmentos: Hermann Bech, morador de Schroeder (SC), o Município catarinense, que tem o nome mais alemão do Brasil.
O Senhor Bech narra elementos sociais de seus antepassados que residian na Colônia Blumenau (Itoupava Central), e a transferência da família à localidade de Schroeder, nos anos 30, pertencente ao Distrito de Bananal (atual Guaramirim - SC).
Ademir Pfiffer - Historiador

Blog Archive