Sunday, July 31, 2011

Jaraguá 135 anos - Stammtisch - 3


Jaraguá 135 anos - Stammtisch - 3.M'sico saxofonista da cidade Schroeder (SC), Ivo Müller.
Ademir Pfiffer - Historiador

Professora Elisa Andreia da Silva Assis - Escola Santos Tomaselli


Professora Elisa Andreia da Silva Assis, atual diretora da Escola Municipal "Professor Santos Tomaselli", da localidade de Duas Mamas, Município de Schroeder (SC). A Unidade Escolar iniciou a atividades entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, no de 1930, como Escola Estadual. Esta foi uma das primeiras iniciativas pioneiras patrocionada pelo Governo Republicano do Estado catarinense, na localidade de Schroeder, na época pertencente a Bananal (Distrito), pertencente ao Município de Joinville (SC). Desde o Governo Paulo Afonso Vieira, a antiga Escola Isolada "Duas Mamas" foi municipalizada e hoje tem como patrono o segundo professor da Unidade Escolar, o Senhor Santos Tomazelli. O primeiro diretor desta Unidade Escolar, foi o Senhor Sérgio Rosnir Voigt. Atualmente, a Senhora Elisa Andreia da Silva Assis, moradora do Bairro Schroeder I, é diretora do educandário, o qual te um quadro de 30 funcionários e 300 alunos matriculados. Eis o o comentário desta diretora, que tem o compromisso com a educação e a cidadania dos schroedense.
Ademir Pfiffer - Professor

Cândido Walz, Associativismo escolar - Luiz Delfino


Cândido Walz, descendente de leto-russo do núcleo de imigração da Jacua Açustrasse (Guaramirim/SC), cuja familia veio residir em 1913, na localidade de Braço do Sul (hoje, bairro) - Schroeder (hoje, Município). Ele nascido em 1949 cumpriu missão associativista na Escola Básica Luiz Delfino, (atual Escola de Ensino Fundamental), no transcorrer dos anos 90, do século XX. Neste vídeo relata alguns fragmentos sobre o associativismo escolar, base de funcionamento das escolas públicas em Santa Catarina, cujo movimento muitos pais desconhecem sua importância e a força que representa no meio comunitário.
Ademir Pfiffer - Historiador

Cândido Walz, o leto-russo vereador


Cândido Walz foi vereador na cidade de Schroeder (SC), por três mandatos. Descendentes de leto-russo, a familia embrenhou-se na Mata Atlântica, em Braço do Sul, na época que Schroeder ainda pertencia Itapocuzinho I (atual Município de Guaramirim/SC), Município de Joinville (Dominio de Dona Francisca). O Senhor Cândido construiu um patrimônio de amizades e responsabilidades, que, lhe o oportunizou a conquista de três mandatos de Vereador. Eis os fragmentos desta trajetória, em sua narrativa. Ademir Pfiffer - Historiador

Cândido Walz, o leto-russo de Braço do Sul


Cândido Walz, descendente de leto-russo, atualmente reside em Braço do Sul, Município de Schroeder (SC). Neste vídeo, Cândido narra em fragmentos, o pensamento político de crescimento daquela comunidade rural, em meio ao crescimento demográfico, oriunda do fenômeno da diáspora contemporânea.
Ademir Pfiffer - Historiador

Cândido Walz, avaliando o Governo Voigt


Cândido Walz, o leto-russo de Braço do Sul, Município de Schroeder, neste vídeo narra com simplicidade, mas com autenticidade, o que representa vai ficar na história e memória da coletividade, sobre a administração de Felipe Voigt, que transformou a paisagem natural das perferias, em uma urbe, que proporciona melhor qualidade de vida, para o cidadão schroedense,o qual inclusive faz sua parte, para melhor as relações de sociabilidades com o próximo. Ademir Pfiffer - Historiador

O Centenário da Escola Étnica e Nacional - Professora Sirlei da Silva


O Centenário da Escola Étnica e Nacional [Escola de Educação Básica "Professora Elisa Claudio de Aguiar" ] do Município de Schroeder (SC), pela Professora Sirlei Teresinha Domerasky da Silva [ex-Professora e Secretária], atualmente é diretora da Escola de Ensino Fundamental "Luiz Delfino", do Bairro Braço do Sul. A Unidade Escolar do Bairro de Schroeder I, Elisa Aguiar é fruto do advento do associativismo [escolar e religioso] do movimento teuto-brasileiro evangélico (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), em fevereiro de 1911. A partir de 1938, o educandário foi nacionalizado (Escola Municipal de Joinville); e, em 1946 estadualizado.
Ademir Pfiffer - Historiador

O Centenário da Escola Étnica Nacional - Bernardo Gesser

1943, Bernardo Gesser chegou em Schroeder I


1943, Bernardo Gesser chegou em Schroeder I

Bernardo Gesser, por uma ferrovia com elevados em Schroeder



Bernardo Gesser, por uma ferrovia com elevados em Schroeder.

Bernardo Gesser, o vereador voluntário schroedense

Bernardo Gesser, perspectivas políticas e um olhar sobre Schroeder


Bernardo Gesser, perspectivas políticas e um olhar sobre Schroeder (SC), filho de egressos de Biguaçu (SC), que residiram em Massarandubinha, Massaranduba (SC), e 1943 a família veio residir em Schroeder I,ora Município. Neste fragmentos de memória e análise política revela a dimensão da prosperidade desta cidade, que já foi "dormitário" de Jaraguá do Sul (SC).
Ademir Pfiffer - Historiador

O Centenário da Escola Étnica Nacional - Ana Rita


O Centenário da Escola Étnica Nacional, por Ana Rita Professora de regência de classe do 1º ao 4º ano, mas que é atual Diretora, deste estabelecimento de ensino público, classificação de Escola de Educação Básica "Professora Elisa Claudio de Aguiar", compatilha com a sociedade schroedense a trajetória do educandário em 100 anos (1911-2011). Ademir Pfiffer - Historiador

Anos 70, obras na divisa de Schroeder e Jaraguá do Sul

Esta imagem de dominio do Jornal Anoticia revela o andamento construção da ponte principal, que ligaria Schroeder a Jaraguá do Sul, no final dos anos 70.
A obra foi fruto da mediação política do Senhor Otacílio Pedro Ramos, o mais atuante Deputado Estadual, em defesa do crescimento de Schroeder. Sem dúvida Ramos deveria ganhar nome impresso na história da cidade, o qual tinha dedicação e empenho, para que Schroeder ganhasse impulso e desenvolvimento industrial.
Sendo de fato, atualmente, o progresso industrial da cidade gerado das políticas de conquistas econômicas e socais, um beneficio para o morador nativo e o migrante.

A velha Escola Rui Barbosa

Esta imagem é de dominio do antigo Jornal Anoticia, o qual publicou uma matéria jornalística em 1975, sobre a comunidade de Itoupava Açu. Como ícone e simbolo da comunidade, o prédio da Escola Municipal "Rui Barbosa"  ganhou visibilidade, para mostrar a importância daquela comunidade e qual tinha necessidade de ser assistida pelas políticas públicas do Governo de Joinville (SC). Porém, o que de fato não ocorria e o pequeno Município de Schroeder (SC), na época é que atendia as pequenas reivindições daquela comunidade.

Monday, July 25, 2011

Jaraguá 135 anos - Stammtisch - 2



Jaraguá do Sul (SC) 135 anos - 9ª Stammtisch, vídeo 2, gravado no Calçadão da Marechal. Musical, Os Veteranos, Joinville (SC).Músico saxofonista de Schroeder (SC), Ivo Müller
Ademir Pfiffer - Historiador

Tuesday, July 05, 2011

Rosangela Motta, a pesquisadora da Escola Étnica e Nacional


Rosangela Motta, a pesquisadora da Escola Étnica e Nacional, no Município de Schroeder (SC). Fantástico foi conhecer esta pesquisadora de olhar hispânico sobre a presença teuto-brasileira e suábia-húngara, no processo de ocupação do antigo núcleo de colonização de Schroeder (SC). Atualmente, um município emancipado, que difunde a pesquisa da identidade cultural e da história da sua gente. Com a palavra Rosangela Motta, ex-Professora das unidades escolares, da Rede Municipal Frida Hein Krause e Leonete Bauer, duas atingas escolas étnicas.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sunday, July 03, 2011

Escola Nacional "Joaquim Wolf"- Irene Roweder


Na localidade de Schroeder (atualmente Município), pertencente ao antigo Distrito de Bananal (atual Guaramrim), em 1939 ganhou vigor na difusão do ensino elementar, a Escola Desdobrada Municipal "Joaquim Wolf" (1939-1946), onde estudou Irene Roweder. A família Roweder veio da localidade de Itoupava Rega, Municipio de Blumenau (SC). Nesta sintese, pois a entrevista maior demorou uma hora, Dona Irene Herta narra alguns recortes da trejetória de vida, a família de funileiros e do seu matrimônio com o Senhor Obenaus (oleiro).
Muito serena e traquila, na Casa do Agricultor de Schroeder, a Senhora Irene recebeu-me para a entrevista.
Ademir Pfiffer - Historiador

O Centenário da Escola Étnica e Nacional - Silvio Valcanaia


O Centenário da Escola Étnica e Nacional da cidade Schroeder (SC), pelo Senhor Silvio Valcanaia, que veio residir nos anos 50, na cidade de Guaramirim (SC), localidade de Caixa D'Água. Em seguida rumou ao Distrito de Schroeder [localidade de Schroeder I], que em 1964 foi transformado em Município. Da emancipação aos dias atuais, a evolução econômica e cultural de Schroeder foi de progresso gradual e de passos seguros.
No inicio dos anos 70. o Senhor Silvio participou do movimento do associativismo escolar, quando presidiu a diretoria da Escola Isolada "Schroeder I", que no passado havia sido pertencente a uma Sociedade Escolar Particular "Schröder Strasse Eins" [Escola Étnica - alemã]. Da família Valcanaia e Gesser (esposa Lucia), todos os quatro filhos do casal estudaram na Unidade Escolar. Inclusive, um dos netos.
Apesar da aberração das políticas públicas de péssimo mau gosto dos governantes catarinense, para com o ensino público, mesmo assim desta família bons frutos escolares nasceram em meio à sala de aula, entre doutor, mestrando e bacharel.
Hoje, o Senhor Silvio e Dona Lucia assistem o Bairro Schroeder I, crescer e modernizar-se em função da presença expressiva do Governo Municipal de Schroeder e da ativa participação da migração, que é um quadro efetivo de trabalhadores, para as indústrias do Vale Itapocu, principalmente, Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Blog Archive