Friday, December 30, 2011

Schroeder - SC: Marcia Hildebrand Moreira



Schroeder - SC: Marcia Hildebrand Moreira. Veio do Estado do Paraná de uma região de colonização alemã. Como migrante se estabeleceu nesta cidade. Lotou como professora na Escola de Ensino Fundamental "Luiz Delfino" [antiga Escola Particular Paroquial "Braço do Sul' - Igreja Evangélica Luterana do Brasil]. Posteriormente foi indicada diretora da Escola de Educação Básica "Miguel Couto" [Antiga Sociedade Escolar "Schröder II" - Escola Municipal "Joaquim Wolf"].Nesta entrevista deixa sua mensagem, pois concedeu uma entrevista maior, onde explanou a realidade do atual educandário, que tem o Governo do Estado, como mantenedora, a custa de remendos.
Ademir Pfiffer - Historiador

Thursday, December 29, 2011

Schroeder - SC: Itoupava Açustrasse



Schroeder - SC: Itoupava Açustrasse. Desde, o ano de 2008 esta comunidade rural está entregue aos cuidados do Governo de Schroeder, administração Prefeito Felipe Voigt [ 2005 a 2012].Anteriormente pertencia ao Município de Joinville [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Schroeder - SC: Professora Daniella Volani


Schroeder - SC: Professora Daniella Volani. Neste Município leciona nas Unidades Escolares de Rancho Bom [Escola Municipal "Professora Vali Jurck Voigt] e Estrada Bracinho - Bracinhostrasse - [Escola Municipal "Professora Leonete Bauer"]. A gravação da entrevista foi na sede do estabelecimento de ensino no Bracinho.
De boa dicção e um discruso claro esta educadora conduz com dedicação o processo de alfabetização, com ampla leitura de Mundo, Sociedade e Cultura.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schroeder - SC - Professora Maria Tereza Silveira Campos Girardi



Schroeder - SC - Maria Tereza Girardi, atuante professora da Rede Estadual, entre os de 1.949 e 1953 , na localidade rural de Bracinho. Neste vídeo, um pedacinho de vida desta simpática senhora, que nasceu na década de 30, na localidade do Núcleo Federal de Colonização Rio Branco, Distrito de Bananal [atual Guaramirim/SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Wednesday, December 28, 2011

Canoagem no Rio Bracinho

Fonte: governo de Schroeder - SC

O Rio Bracinho ao longo da história do Brasil Colonial, Império e República foi palco de parada dos selvícolas da nação indigena nômade do tronco dos Xokleng. 
Neste terceiro milênio, o Rio Bracinho virou atração de agentes de turismo e esporte radical.

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 14 - Bouquê de flores

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 16 - Corte do Bolo


Schroeder [SC], o matrimônio de Iria Ristau & Gilmar De Luca - 16 - Corte do Bolo. Nem só de salgados os schroedenses se nutrem numa mesa farta. Em uma festa tradicional de matrimônio de familias de italianos e pomeranos, a tradição é marcada pela presença da confeitaria de diversos bolos, que variam os sabores. Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 15 - Iria & Gilmar


Iria Ristau &  Gilmar De Luca - 15 - Iria  & Gilmar . A festa foi animada e as crianças foram as que mais aproveitaram. Porém, o casamento organizado nos moldes da história de Schroeder [SC] ganhou harmonia, boa musicalidade dos acordes do bandoneon e dos instrumentos de corda e sopro. Uma festa rara em Schroeder, visto que a modernidade da era da industrialização provocou a banalização da cultura da colonização européia.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sunday, December 25, 2011

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 13 - tanz deutsch




Iria Ristau & Gilmar De Luca - Instrumento de foles, o antigo bandoneon, que veio do Continente europeu ao Brasil, no transcorrer do século XIX, ainda tem uma legião de admiradores. O Musical Wörin da cidade de Pomerode [SC] foi à cidade de Schroeder, no Vale Itapocu abrilhantar mais uma festa de casamento. A música folclórica da cultura alemã permeou o evento e atravessou a noite, quando os foles originaram nos dedos do Senhor Udo Voigt, os melhores acordes.
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 12 - foles musike



Iria Ristau & Gilmar De Luca - foles musike. O instrumento do bandoneon em emio a outro instrumentos, como os de metais e cordas, ele tem a função de difundir a melodia musical com ricos acordes por que tem o dominio de seus botões.
Seu Udo Voigt, do Musical Wörin [Pomerode/SC], que abrilhantou este casamento em Schroeder [SC] revelou que domina o instrumento de foles, com criatividade, a exemplo dos músicos da antiga Banda "Os Futuristas" de Ijui[RS],do Rio Grande do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 11 - música folclórica alemã


Iria Ristau & Gilmar De Luca - A música folclórica alemã em meio aos remanescentes da colonização pomerana em Schroeder [SC], ainda tem espaço para difusão. Neste casamento em Schroeder, o Musical Wörim da cidade de Pomerode [SC] abrilhantou o evento no estilo dos bons e melhores festas de casamento, como nos velhos tempos.
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 10 - bandoneon musike



Iria Ristau & Gilmar De Luca - bandoneon musike

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 9 - deutsch foles


Iria Ristau & Gilmar De Luca - deutsch foles. A família Ristau de origem pomerana, neste evento matrionial revelou, que a memória e a história dos pomeranos em Schroeder [SC], ainda tem força e vigor como nos velhos tempos.
Os pomeranos que aportaram em Schroeder pela linha da imigração e colonização européia, tem hoje dias de consquistas. Isso é fruto de longos anos de trabalhos na roça e na indústria. A nova geração vive bem diferente do ano de 1809, quando naquele ano foi encerrado o trabalho de servidão em vigor na antiga Província da Pomerânia. No Brasil, os Ristau longe do sistema político e rigoroso de servidão se tornaram importantes cidadãos livres e de atitudes progressistas.
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 8 - Kind tanz


Iria Ristau & Gilmar De Luca [Kind tanz, na cidade de Schroeder [SC]. É de peque no que se aprende o valor da música folclórica e seu embalos. Esta música é foi dedicada as crianças, visando aprender o valor dos instrumentos musicais e dos músicos.
Ademir pfiffer - Historiador

Saturday, December 24, 2011

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 7 -Deutsch musike



Iria Ristau & Gilmar De Luca - 7 -Deutsch musike.

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 6 - jantar



Iria Ristau & Gilmar De Luca - Matrimônio em Schroeder/SC e musicalizado pelo Conjunto Wörin de Pomerode [SC]. Momento descontraido para dar a melhor garfada.Inclusive, os noivos não tinham presa alguma para garfar as especialidades servidas no jantar gastronômico. Tudo muito tranquilo, bem preparado com requinte da boa cozinha schroedense.
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 5 - recepção



Iria Ristau & Gilmar De Luca . A recepção foi no Clube da Terceira Idade - espaço multiuso, no centro da cidade de Schroeder [SC]. De Pomerode [SC] veio o Musical Wörin para abrilhantar a festa de matrimônio schroedense, nos moldes e na tradição da cultura dos alemães e pomeranos. A família Ristau emigrou da antiga Província da Pomerânia [antigo território da Prussia], para o Brasil no final do século XIX,e se estabeleceu no Dominio de Dona Francisca, hoje cidade de Joinville [SC]. Posteriormente vieram para o Caminho Schroeder I pela linha de expanção do braço de colonização promivida pelo Pastor Wilhelm Gottfred Lange [Brüderthal/Itapocu], localidade hoje, no Município de Guaramirim [SC]..
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 3 - altar



Iria Ristau & Gilmar De Luca - Matrimônio oficilizado pelo Pastor Norival Müller [Schroeder/SC], na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no Bairro Schroeder I.
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 2 - Canto


Iria Ristau & Gilmar De Luca - 2 - Momento de canto religioso. Culto religioso pelo Pastor Norival Müller. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Bairro Schroeder I [antigamente, Caminho Schroeder I], no Município de Schroeder [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Iria Ristau & Gilmar De Luca - 1 - Igreja


Iria Ristau & Gilmar De Luca - 1 - Igreja. Casamento celebrado pelo Pastor Norival Müller, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no Bairro Schroeder I, Município de Schroeder [SC]. Ela foi aluna  atuante e participativa no associativismo escolar [Grupo Folclórico "Schröderstrasse Eins" e Grêmio Estudantil "Professora Gelinda Demarchi Welter"], da EEB "Professora Elisa Claudio de Aguiar", nos anos 90. Ele foi aluno da Escola Duas Mamas [atual Santos Tomaselli].
Ademir Pfiffer - Historiador

Blog Archive