Wednesday, July 11, 2012

Museu Wolfgang Weege: espaço de memória escolar de Schroeder


Jaraguá do Sul [SC]: Museu Wolfgang Weege: espaço de difusão de memória escolar de Schroeder [SC] - Escola Municipal "Professor Santos Tomaselli" [Diretora:Elisa Andreia da Silva Assis] - 80 anos organizada institucionalmente. Porém, a história começou na década de 20 [século XX], pelo Professor Ricardo Jürgens, quando a Unidade Escolar era particular, subvencionada pelo Governo Federal e fiscalizada pela Prefeitura de Joinville [SC], pelos inspetores escolares. Por volta de 1932, a mesma foi estadualizada e contratado via ingresso, o primeiro professor, que fora Santos Tomaselli.
Portanto, esta exposição comemorativa dos 80 anos é o primeiro marco histórico e cultural, que uniu, neste terceiro milênio esta instituição museológica e a cidade de Schroeder, para tornar pública a trajetória de um educandário, que formou vária gerações e hoje continua mantendo a função social de sua competência, através de um quadro de educadores comprometidos, com a profissão de facilitar a aprendizagem e educar para a cidadania. Para tal missão esta exposição revela o universo da história regional da educação, que teve neste expoente educador o inicio do desenvolvimento de Duas Mamas e Rancho Bom, nos aspectos sociais e culturais.
Portanto, convidamos os municípes de Schroeder e Jaraguá do Sul, para conhecer os fragmentos históricos do inicio da educação daquele Município, que no passado era conhecido carinhosamente, por "Schröderstrasse".
O vídeo foi gravado no interior deste museu e contou com o depoimento de Dionara Felipe, Coordenadora da instituição museológica.
Ademir Pfiffer - Historiador

Escola Santos Tomaselli - Dionara Felipe

Dionara Felipe é a responsável pela coordenação do Museu "Wolfgang Weege", em Jaraguá do Sul [SC]. Como profissional, com sua equipe de trabalho organizaram um espaço museológico, no qual foi distribuido o acervo fotográfico, material impresso e objetos da Escola Municipal "Professor Santos Tomaselli" [Schroeder/SC], que são indicadores da história de 80 anos institucional.
A instituição social entrou para história de Schröderstrasse [Duas Mamas], nos anos 20 [século XX],  quando era uma Escola Particular, subvencionada pelo Governo Federal e fiscalizada pela Prefeitura de Joinville [SC], via inspetores escolares, na era do Professor Ricardo Jürgens.

Wednesday, July 04, 2012

Barra do Rio Cerro - Paróquia Luterana - 90 anos [1]


Jaraguá do Sul [SC]: Barra do Rio Cerro - culto festivo relacionado aos 90 anos de formação desta Paróquia, nesta comunidade, em 1º de julho de 1922 [Pastor Albert Schneider] . Banda de metais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, da cidade de Schroder [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador