Wednesday, October 15, 2014

26ª Schützenfest - 12.10.14 - Bandeirantes



Jaraguá do Sul (SC): 26ª Schützenfest - 12.10.14, desfile cultural, na Rua Walter Marquardt - Sociedade Recreativa Bandeirantes, Estrada Bracinho, município de Schroeder (SC). Banda Safira, do Estado do Rio Grande do Sul.

Sunday, October 05, 2014

50 Anos de Schroeder, evento cultural - Anderson Töwe - 03



50 Anos de Schroeder (SC), evento cultural - Anderson Töwe, de Jaraguá do Sul (SC), Rio Cerro I, um pomerano brasileiro com seu quetschkommode (bandoneon) - 03.

50 Anos de Schroeder, evento cultural - Anderson Töwe - 02



50 Anos de Schroeder (SC), evento cultural - Anderson Töwe, de Jaraguá do Sul (SC), Rio Cerro I, um pomerano brasileiro com seu quetschkommode (bandoneon) - 02.

50 Anos de Schroeder, evento cultural - Anderson Töwe - 01



50 Anos de Schroeder (SC), evento cultural - Anderson Töwe, de Jaraguá do Sul (SC), Rio Cerro I, um pomerano brasileiro com seu quetschkommode (bandoneon) - 01

50 Anos de Schroeder, evento cultural - Banda Alma Germânica



50 Anos de Schroeder (SC), evento cultural, no pavilhão de evento ao lado do Ginásio de Esporte Alfredo Pasold, na Rua Paulo Jhan - Banda Alma Germânica da cidade de Pomerode/SC.

Bodas de Platina e Bodas de Ouro: Steilein, Fiedler e Schroeder


       O município de Schroeder completa 120 anos de fundação e 50 anos de emancipação política. Porém, as duas datas não são as únicas a serem comemoradas e festejadas neste ano vindouro. As famílias Fiedler e Steilein estão comemorando as Bodas de Platina, 65 anos de matrimônio do casal Oswaldo e Lucia, no próximo dia 04 de outubro.
       Mas, o evento da emancipação política também tem significado de  peso e importância a essa família, pois em 16 de maio de 1964, Oswaldo Steilein levou à plenária da Câmara de Vereadores, de Guaramirim, a solicitação da criação do município de Schroeder. (Em anexo, o mapa da nova comuna e o abaixo-assinado que originou um longo processo de articulações políticas, com inúmeros atores sociais).
      Já à época, Steilein se revelava um atuante homem de negócios, pois  tinha na esposa, Lucia, sua bússola e uma mulher de fibra no gerenciamento do empreendedorismo comercial de queijaria e comércio de secos e molhados.
        Porém, o casal não tinha apenas entendimento para as trativas de negócios, mas o matrimônio foi motivado pelo nascimento de três filhas, Úrsula, Gisela, Adriana e do único filho, Adolar.
        Em meio a tantas responsabilidades, o casal alcançou sempre oportunidades de fortalecer os laços que os uniam, lembrando-se das qualidades que os faziam ficar juntos um do outro, buscando por escolhas inteligentes.
        Assim, nesta perspectiva, o casal Steilein atingiu a solidez e outras conquistas para um relacionamento vigoroso que despertou atenção das pessoas a sua volta. No campo comercial, em Rancho Bom e outras comunidades rurais, os agricultores confiavam a venda da produção da pecuária do leite, bem como o abate dos suínos e bovinos.
          Paralelo, o pequeno comércio de secos e molhados trazia à comunidade os gêneros alimentícios e produtos de primeiras necessidades para os moradores.
         O ponto comercial também era espaço de difusão de fomento para construção da emancipação política de Schroeder, pois a partir daquele local, se arregimentou os eleitores que assinaram o abaixo-assinado e que culminou com a criação do município há 50 anos.
       Em toda essa trajetória de 65 anos de matrimônio ambos aprenderam a driblar muitos obstáculos, como as administrações públicas do município. Além do mais, a família Steilein, na pessoa de Oswaldo, arquitetou os passos de forma planejada e articulada, o gerenciamento do empreendedorismo rural, na República do Paraguai.
        Oswaldo Steilein nunca governou Schroeder, porém se tornou um baluarte e um dos mais influentes homens a favor do conceito do desenvolvimento de Schroeder, mesmo que tenha sido necessário ficar distante do município. Mas, os vínculos com a cidade nunca desapareceram, pois estavam representadas pelas duas filhas, Gisela e Úrsula, educadoras atuantes na rede estadual de ensino em Schroeder e Jaraguá do Sul.
      Portanto, os dois eventos para os Schroedenses muito orgulham a todos, pois é um marco histórico-cultural e social, permeado de muito trabalho, com indicadores de indestrutibilidade e maleabilidade.
      Sendo as bodas - palavra que vem do latim “votum”, que significa promessa - do casal, simbolizam o compromisso pela família e os governantes de Schroeder, na otimização de gastos públicos corretamente, visando a transparência na prestação de serviços que, ao longo de cinco décadas, garantiram a execução de ações e realizações planejadas, do bem- estar e da qualidade de vida dos munícipes.

Ademir Pfiffer - Historiador


 

50 Anos de Schroeder, evento cultural - Banda Alma Germânica



50 Anos de Schroeder [SC], evento cultural - Banda Alma Germânica de Pomerode [SC], no palco do pavilhão de evento do  pequeno município, que difundiu a história da emancipação política, no reavivamento do patrimônio de origem da Colônia Schröderstrasse, Ou seja, a cultura imaterial da música germânica.

50 Anos de Emancipação Política de Schroeder - Hildo Hatschbach



Schroeder [SC]: 65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - música do instrumento quetsch kommade [bandoneon], por Sandro e Wilson, da cidade de Pomerode [SC].

65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - quetsch kommade



Jaraguá do Sul [SC]: 65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - música do instrumento quetsch kommade [bandoneon], por Sandro e Wilson, da cidade de Pomerode [SC].

50 Anos de Schroeder, por Ùrsula Steilein Brandenburg



50 Anos de Schroeder, por Ùrsula Steilein Brandenburg, que há 50 anos atras representou a juventude schroedense, quando discursou no banquete de instalação do município, na sede do salão paroquial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Eis a sua recordação do evento àquela época.

65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - valsa jubilar



Município de Schroeder [SC]: 65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - valsa jubilar, pelos músicos Sandro & Wilson de  Pomerode [SC].

65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - valsa familiar



Município de Schroeder [SC]: 65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - valsa jubilar, pelos músicos Sandro & Wilson de  Pomerode [SC].

Os familiares dançaram para celebrar o evento junto com a comunidade.

65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - Adriana Steilein



Schroeder [SC]: 65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein  - reflexões por Adriana Steilein Fischer, cujo texto foi escrito pela professora Gisela Luzia Steilein Ristau.

50 Anos de Schroeder, por Erico Borinelli



50 Anos de Schroeder [SC],por Erico Borinelli, reflexões e considerações do empreendedor comercial do Supermercado Rancho Bom.
O italiano que gosta de Schroeder,casado com  a filha Leonor, do professor Santos Tomaselli, cuja sogra era uma cidadã da família Jurk.

65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - Orlando Tecilla



Schroeder [SC]: 65 Anos de Oswaldo e Lucia Fiedler Steilein - Orlando Tecilla, Ministro da Igreja Católica, organizou a reflexão do marco histórico-cultural, das Bodas de Ferro ou Platina.

Blog Archive