Friday, December 30, 2016

9ª Bandoneonfest - Massaranduba - 16





9ª Bandoneonfest - Massaranduba (SC) - 16. No palco da Sociedade Onze União, no bairro Patrimônio, o jovem Maickel Gugert (Schröderstrasse/SC), com seu instrumento de foles, o bandoneon.
Ademir Pfiffer - Historiador

9ª Bandoneonfest - Massaranduba - 15





9ª Bandoneonfest - Massaranduba (SC) - 15. Maikel Gugert de Schröderstrasse (SC), com seu bandoneon, no palco da Sociedade Onze União, no bairro Patrimônio. 
Ademir Pfiffer - Historiador

Wednesday, December 28, 2016

2016, um ano de poucas postagens no Blog do Município de Schroeder

O ano de 2016 foi marcado por poucas postagens neste meio de difusão da memória e história cotidiana de Schröderstrasse, Município de Schroeder (SC).
O fato se atribui ao fechamento do livro  do Município - três tomos - em 18 de março. A partir desse contexto foi iniciada uma nova fase, na minha trajetória de historiador, pois começou os trâmites para impressão das obras.
Mas nenhuma ação foi favorável por parte dos interessados, pois o ano era eleitoral e inúmeros aborrecimentos e inconvenientes amarraram o processo de entrega do livro de Schroeder.
Este blog com mais de trezentas e trinta postagens, completadas neste ano, foi a surpresa, pois o seu acesso em rede social, neste fim de ano caiu na graça do povo da Rússia - 41 acessos, seguido pela Ucrânia - 19 acessos e o Brasil em terceiro  lugar - 16 acessos.
Os acessos estrangeiros deve-se ao fato das postagens antigas tratei da origem dos alemães da Rússia e seguidores do pastor Wilhelm Gottfred Lange, que se instalaram no Brüderthal - localidade do atual Município de Guaramirim (SC) - em 1886, posteriormente, ocuparam a territorialidade via colonização de Schröderstrasse.


Fonte: http://www.wikiwand.com/pt/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_alem%C3%A3_no_Rio_Grande_do_Sul. Acessado em 28 de dezembro de 2016.

Hospital e Maternidade Jaraguá tem participação voluntária de Schroeder

O associativismo hospitalar de Jaraguá do Sul  (SC) ligado ao patrimônio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem participação de voluntários contribuintes do Município de Schroeder (SC).
A placas instaladas em local visível, no último prédio inaugurado em 2015 revelam que cidadãos -tanto luteranos e católicos -  ou empresas schroedenses, são fortes parceiros para que a entidade hospitalar possa atender, socialmente a todos, no que tange a saúde comunitária, por profissionais qualificados.
De Schroeder encontramos nas placas o nome dos senhores ou empresa como, Caiman Indústria e Comércio Ltda (Celso Tomaselli), César Tomaselli, Edio Tomaselli, Eggom João da Silva (In memoriam), Famac Indústria Ltda, Grameyer Equipamento, Felipe Voigt, Menegotti Metalúrgica, Neki Confecções, Paróquia de Schroeder ( Missouri, Luterana ou Católica?), Werner Voigt (in memoriam).
Esta inciativa revela, que os schroedenses dão a contribuição visando melhor qualidade de vida da gente do Vale do Itapocu, representa um gesto de solidariedade e visão  humanitária.