Monday, August 15, 2016

Dinorá Aliete Rosa Bech

 Faleceu às 22h45 do dia 14/08/16, a Sra. Dinorá Aliete Rosa Bech com idade de 85 anos, deixando enlutados: esposo, 2 filhos, 2 filhas, 1 genro, 2 noras, netos, bisnetos e demais parentes e amigos. O sepultamento será realizado dia 15/08, às 16h, saindo o féretro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil ( Cristo Bom Pastor) de Schroeder, seguindo após para o Cemitério Municipal do centro, sua última morada.

Foi professora (nascida em Bananal, das famílias Lemke e Rosa - neta do intendente, Atanásio Rosa, distrito de Bananal, atual município de Guaramirim) por mais de três décadas na unidade escolar estadual "Miguel Couto" (1).

A educadora deixou um rico legado cultural pela sua defesa do patrimônio da escola nacional, após a II Guerra Mundial, pois ela com sua irmã, Dagmar Rosa Bech (in memorian) construíram os fundamentos da nova escola catarinense com indicadores do nacionalismo. Além disso, juntas organizaram e planejaram, através do associativismo escolar, a compra do terreno da atual sede do educandário do Miguel Couto. Uma rica história de duas educadoras que representam a trajetória e a evolução da escola catarinense, no Vale do Itapocu.

Imagem: Sintia Leitzke Kanzler.

(1) Fundada em 02 de outubro de 1906 pelo pastor Ferdinand Schlünzen, que era à época uma Sociedade Escolar na Estrada Schroeder II, que também foi denominada de Escola Municipal "Joaquim Wolf", na campanha da nacionalização, no Estado Novo, na era Vargas.

Fonte das imagens digitais: Secretaria Municipal de Educação de Schroeder- Setor de Cultura 

No comments: