Saturday, October 24, 2009

Italos-germânicos, a cultura da exploração da mata nativa em território schroedense


A artista plástica Neiva Planitkow e realizou releitura de imagem fotográfica dos anos 30, no interior de Schroeder, na região do pé da Serra de Duas Mamas.

A imagem mostra a exploração comercial da madeira da Mata Atlântica pelo colonizador europeu, o qual acumulou excedente financeiro.

Posteriormente, esse colonizador investiu o lucro no desenvolvimento industrial da cidade, a qual vive esse ciclo de prosperidade, fruto de uma geração que muito labutou.

O trabalho artistico de Neiva estava também exposto na Iª Conferência de Cultura, em 21 de outubro, em meio a outras obras de arte, que começam a ganhar vitrine no meio cultural local e regional.

O trabalho de Neiva foi inspirado no acervo fotográfico do Professor Santos Tomaselli (in memorian), cujo coleção já foi mostrada em Jaraguá do Sul, no Museu Histórico "Emílio da Silva", na gestão de Oswaldo Jurk, Prefeito.

Na ocasião, Santos Tomazelli veio in loco, para receber a homenagem da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo - através do Professor Arildo Konell e do Diretor da Unidade Escolar, Sérgio Voigt - e do Museu Emílio da Silva, Diretora Alcioni Macedo Canuto.

No comments:

Blog Archive