Saturday, October 24, 2009

Serra de Duas Mamas, um braço do antigo Peabiru?

O vídeo mostra o corte da picada indigena, transformada em caminho e estrada (Duas Mamas) durante esse primeiro século de sua existência.
Alguns estudiosos consideram (hipótese) a Estrada Duas Mamas um braço do Peabiru - caminho engramado dos povos indigenas - uma ramificação do caminho dos índios que seguia no século XVI de São Francisco do Sul (SC) em direção ao Paraguai. Posteriormente,também iam ao Peru, terra dos incas, povos Pré-Colombianos.
A lendária história conta a ida dos índios ao Paraguai, contratados para conduzirem Aleixo Garcia e Alvares Nunes Cabeça de Vaca, ambos espanhóis. A aventura já foi narrada em livros e idiomas diversos e publicados na América e Europa.
Na era da imigração européia, no século XIX, no domínio de Dona Francisca (Joinville/SC)aconteceram vários ataques aos imigrantes, nos fundos da Serra Duas Mamas, na localidade da Estrada Blumenau e adjascencias. Após ataques pelos índios, os mesmos retornavam em direção à Schroeder, para fugir das armas dos colonos.
Esses fatos pitorescos foram anotados num livro de registro do Senhor Eduardo Krisch e do filho João Krisch, que exploravam aquela região para fixação dos colonos europeus.
Portanto, na região de Duas Mamas não há relatos e registros na exploração de Eduardo Krisch sobre ataque indigenas àquela localidade.
O Senhor Krisch iniciou a colonização de Schroeder, via Schroeder I, na última década do século XIX, por influência do Pastor Wilhelm Gottfred Lange. Foi a partir da imigração de Brüderthal (1886), atual Município de Guaramirim (SC), que em Schroeder I instalou-se um núcleo de colonização, por famílias de fé luterana, aonde há 100 anos (1909) os colonos organizaram e montaram no lote da Duquesa de Chartes, uma Sociedade Escolar Particular, para atender os filhos em idade de alfabetização.
A tomada das imagens desta estrada também tem a finalidade de mostrar a evolução da paisagem rural, que foi atingida pela exploração do colonizador europeu e prosperou à base da agricultura, extrativismo vegetal e pecuária.
Atualmente, a localidade tornou-se alvo da exploração imobiliária, o que gera preocupação pelo uso indevido do solo e a contaminação dos mananciais de água, fonte de vida para o ecossistema da região.
Vídeo 1:

Video 2:

Vídeo 3:


"Desculpe em responder somente agora Ademir, mas o que posso fazer pra você falando sobre um traçado do Peabiru aqui no Itapocu, é mostrar dados baseados em historiografia, prováveis vestígios na região e também das provas arqueológicas relacionadas com a presença dos guaranis e macro-jês na região. Seria mais interessante mostrar pra você na prática os locais aqui no vale do Itapocu para que você possa entender melhor.
Sobre seu blog de Schroeder, li o artigo sobre a localidade de Duas Mamas que você comentar uma possibilidade de ser um ramal do Peabiru:
Tenho uma opnião a respeito de que nada impede que a antiga estrada de Duas Mamas pudesse ser um caminho de índios, mas estaria mais relacionadas com os botocudos do século XIX do que com o guaranis que estiveram se utilizando da bacia hidrográfica do rio Itapocu no século XVI.
Este mês falei com a arqueóloga do Museu de Arqueologia do Sambaqui de Joinville Dione da Rocha Bandeira e a mesma está buscando informações a respeito da presençãs de índios e algum vestígios arqueológicos e materiais líticos na localidade de Schroeder 1 por onde estará sendo feito o contorno rodoviário da BR 280 que será feito antes um estudo de impacto ambiental e arqueológico. Seria interessante vocês trocarem uma idéia a respeito já que sei que você está fazendo o livro da cidade de Schroeder. A respeito da região de Duas Mamas, copiei uma referência dada pela arqueóloga em seu trabalho de mestrado feito em 2004 onde ela extraíu uma informação do jornal Kolonie Zeitung sobre a presença dos botocudos nesta região em 1866 se não me engano a data. Coloquei esta informação no meu penúltimos artigo no jornal falando justamente da presença dos Xoklengs no vale do Itapocu no século XIX.
Aguardo uma resposta.
Atenciosamente,

Fabio K. Nunes" - 29/07/2011 - [sexta-feira]

No comments:

Blog Archive