Escola Municipal "Emílio da Silva", pintada na cor que permeou a vida desse Professor
Os anos 20 do século XX, O Professor Emílio da Silva fundava a Escola Pública Estadual "Hercílio Pedro da Luz", na antiga localidade de Schröderstrasse, pertencente ao distrito de Bananal(Guaramirim), na época pertencente ao Município de Joinville.
A missão do Professor Silva foi árdua, pois a colonização de Schröder era exclusivamente européia (alemães e italianos), os quais se instalaram ao pé da Serra do Mar. Os alemães que se instalaram na localidade de Schröder I, chegaram por volta de 1895, vindos do domínio de Dona Francisca e os demais de Blumenau, os quais se estabeleceram em Schröder II, Schröder III, Bracinho, Braço do Sul, Rancho Bom e Duas Mamas.
Os italianos, também vindos da região do Vale do Itajaí, da Colônia Luís Alves estabeleceram-se em Duas Mamas, os quais também dedicaram-se ao extrativismo da madeira e a lavoura da terra.
Em meio a esse processo civilizatório e colonização, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil exerceu papel importante, ao difundir a educação por meio das escolas de primeiras letras, cuja prática era a alfabetização em língua estrangeira alemã .
Entre os pastores de destaque e o qual cumpriu missão exemplar foi Albert Schneider, que ao se estabelecer no inicio do Século XX, em Schröder, tratou de edificar alguns prédios de madeira, tanto para funcionamento da Igreja como da Escola, nas diversas comunidades.
O ano de 1912 foi a chegada de Albert Schneider a Schröder, o qual já com um ano de trabalho inaugruava a sede da Sociedade Particular Escolar da Estrada Schröder I, cujo prédio já era uma edificação em enxaimel, considerada moderna para a época.
Após 10 anos consecutivos de trabalhos em Schröder, o Pastor Albert Schneider foi a Jaraguá e nesse mesmo ano de 1922 Emílio da Silva se estabelecia em Schröder. Com disposição trazia consigo uma nova proposta de criação de uma escola comunitária, com a finalidade de integrar toda a comunidade, envolvendo luteranos e católicos, dando um novo impulso à educação daquela época.
A iniciativa do Sr Emílio da Silva preservou as raízes do associativismo e oportunizou a todos os filhos dos agricultores, também o acesso à essa escola subvencionada. Ele próprio e alguns colonos a edificaram juntamente, aprimorando novas relações de convivência social e coletiva, numa colônia alemã.
Por deixar sua marca na educação de Schröder, o Sr Oswaldo Jurck, Prefeito de Schröder, em sua gestão no ano de 2004, sinalizou a criação de uma Escola Municipal, a qual levaria o nome do honrado professor Emílio da Silva, como forma de reconhecimento e agradecimento pelos trabalhos prestado à educação, à localidade de Schröder, atualmente Município, instalado desde o ano de 1964.
A seguir algumas imagens que revalam a dimensão físca do prédio desta Unidade Escolar Municipal, ao lado da Prefeitura. Confira:
Vista do prédio da Unidade Escolar Municipal "Professor Emílio da Silva", na Rua Paulo Jahn, Centro.
Placa retrata o marco inaugural da Unidade Escolar Municipal, a qual atende crianças do jardim e de 1ª a 4ª série (5º ano), do curso do Ensino Fundamental.
Vista parcial do pátio da Unidade Escolar, onde circular diariamente 230 alunos matriculados, nos turnos matutino e vespertino.
Placa institucional defronte a Unidade Escolar, onde está estampado o nome do Sr Emílio da Silva, o qual contribuiu para a expansão da educação schroedense.
Na sala da direção está um quadro emoldurado, onde está a biografia do Sr Emílio da Silva. Foi doado em 2004 pela Sr Laura Donini da Silva, esposa do Sr Eggon João da Silva.Quadro para efemérides em um dos corredores da Unidade Escolar.
Área coberta, onde foi instalada uma mesa de pingue-pongue, para o lazer e recreação sádia dos estudantes, cuja missão da Unidade Escolar é integrar e formar bons cidadãos atuantes, futuramente.
Vista do pátio interno, totalmente alojatado, para manter a higienização do prédio escolar e conforto dos estudantes e dos docentes.
Vista parcial do pátio e do refeitório, onde diariamente são ofereciadas as refeições aos estudantes. Nos fins de semana, a Unidade Descentralizada do Corpo de Bombeiros, da cidade de Jaraguá do Sul, utiliza as dependências para formação de bombeiros mirim.
Na barra de vídeo abaixo veja o depoimento da primeira diretora da Unidade Escolar, a Sra Leonilda Decker Jarchel: http://br.youtube.com/watch?v=ZeIkqnxceYI
No comments:
Post a Comment