Tuesday, April 29, 2008

O Rio Braço do Sul corta a cidade de Schröder e tem um rico entorno


Quem vai à cidade de Schroeder (SC) encontra na Ponte do Rio Braço do Sul (Centro), uma paisagem artificial e urbana, que conserva traços e elementos da natureza, entre plantas, árvores e águas cristalinas.
Todavia, uma chaminé mostra que a indústria da cerâmica foi notável no passado e desenvolveu e influenciou a cultura de edicação em alvenaria, nesta cidade, cuja indústria da madeira também tinha elevado destaque. Eis a seguir, o entorno da Ponte do Rio Braço do Sul:


A velha chaminé da família Gneipel enriquece a história e a memória da colonização de Schroeder. Hoje merece estudo para conservação deste Patrimônio Histórico, tão significativo para a história schroedense.
Este casarão muito próximo ao Rio Braço do Sul foi testemunho de grandes enchentes, que ocorreram nos anos 40, 70 e 90, do século XX. Quantas famílias já abrigou e quantas histórias fazem parte do imaginário coletivo da cidade schroedense, a partir de sua edificação?
O boteco da família Trapp é ponto de encontro obrigatório para quem gosta de ambiente tranquilo e fresco, no entardecer da estação mais quente de cada ano, o verão.
Uma estrada de chão batido conduz o visitante discretamente às margens do Rio Braço do Sul.
O Rio Braço do Sul, neste trajeto tem pouca profundidade, o que atrai os visitantes para os tradicionais banhos de verão.
Uma paisagem com águas cristalinas mostra a importância ecológica da cidade de Schroeder, para o Vale do Itapocu.
O leito do Rio Braço do Sul, em muito dos trechos, ainda conta com a presença da mata ciliar.
Um tanque artificial mudou o circuito das águas do Rio Braço do Sul. Atualmente é atração turística para visitantes e fotógrafos.
As águas do Rio Braço do Sul garantem a Schroder, um Patrimônio Mineral de valor imensurável e de importância vital, para as futuras gerações. Como estão as políticas públicas para conservação deste patrimônio?
A imagem da ponte de concreto armado contrasta com o Patrimônio Mineral de Schroeder, o mais significativo do Vale Itapocu.
O pilar da antiga ponte de madeira (coberta com folhas de zinco), apesar de estar sob a atual ponte, tem importância histórica e hoje constitui-se um marco na história de mais de um século de Schroeder. O Sr Werner Voigt, schroedense da "gema", em em entrevista ao Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", por ocasião de entrevista Projeto de História Oral (memórias musicais), em 03 de setembro, também abordou o assunto da antiga ponte, bem como narrou o lazer social relacionado às águas deste rio, cuja estação de verão, a mais quente do ano, ele e os amigos banhavam-se.
A mata ciliar ainda é muito rica em alguns dos trajetos do Rio Braço do Sul. A pconservação desta, garante a sobrevivência do ecossistema.

No comments: