Sunday, April 27, 2008

Schröder na era da industrialização, do progresso tecnológico e do crescimento urbano

Há 100 anos atrás Schröderstrasse, como era conhecida esta localidade pertencendo, ao distrito de Itapocuzinho I (Guaramirim), Município de Joinville (SC) era uma simples colônia.
Seguindo a trilha de um crescimento gradual, a localidade nos anos 50 ganhou estatos de Distrito de Guaramirim, e, finalmente, no de 1964 foi emancipada.
Desde os primórdios da colonização de Schröder, os descendentes de europeus se destacaram e ganharam visibilidade por seu feitos econômicos, sociais e culturais. A localidade cresceu gradualmente, cujos pilares deste crescimento estavam no extrativismo, agricultura e pecuária.
Nos anos 80 do século XX, a cidade muda o seu paradigma econônomico, migrando da atividade rural para a atividade industrial, com abertura e instalações de pequenas empresas dos mais variados setores. Todavia, nos anos 90, o progresso industrial é sinalizado, com advento de instalações de novas empresas, as quais angoravam-se no incentivo das leis do Município, preparando o solo fértil, para uma nova fase de progresso, nesta primeira década do terceiro milênio.

A logomarca do Governo de Schröder, está instalada num tripé defronte a Prefeitura. Esta revela o dinamismo de uma pequena cidade, a qual foi aquecida pela Era da industrialização.
A edificação da Escola de Ensino Técnico "Werner Voigt" (Schröder III), o prédio recebeu as instalações do NAES (Núcleo Avançado de Educação Supletiva) e demais estruturas de cursos profissionalizantes, que insere a cidade no desenvolvimento tecnológico do Vale do Itapocu.
A Avenida dos Imigrantes foi aberta estrategicamente, para atender o crescimento demográfico da cidade, que num futuro breve contará com esta via para desafogar os congestionamentos de trânsito, envolvendo carros, caminhões, ônibus, pedestres, ciclistas, entre outros.
A expansão do Município também ocorre na área comercial. A imagem registra o começo de uma edificação comercial, iniciativa do empresário Edson Jahn, onde ao lado por longos anos mantém uma loja de material de construção.
A obra da sede da nova Prefeitura está em ritmo acelerado. A edificação conta com piso térreo e piso superior, onde futuramente, os municípes contarão com este novo espaço público, para acolher o povo, que diariamente precisa dos serviços diversos do Governo.
Um portal abrigará os portões de entrada do Centro Esportivo Alfredo Pasold, na Avenida dos Imigrantes. O local é sede da Schroederfest, festa que acontece de dois em dois anos, em comemoração aos festejos de emancipação do Município de Schröder, em 03 de outubro.
Terreno, na Rua Paulo Jahn (fundos Prefeitura) sendo preparado para receber as obras de edificação da nova Biblioteca Pública de Schröder.

No comments: