Uma entrevista com Nelson Zoz, que abordou os elementos norteadores da trajetória de vida na cidade schroedense. Atualmente, este cidadão exerce a função vereador no Legislativo deste Munícípio.
Além disso, o vídeo caracteriza a presença dos imigrantes remanescentes suabios húngaros (1),na cidade energética e ecológica, de Schroeder.
Zoz, representa esta etnia, que chegou na condição de colonizadores em Schroeder. Para sobreviver em meio a outros povos de origem européia, o grupo étnico tem forte aproximação com a cultura dos colonizadores alemães,que também se estabeleceram em Schroeder, no final do século XIX.
(1)Grupo étnico que veio à Colônia do Jaraguá (SC)- atualmente Município de Jaraguá do Sul - por volta de 1891. A vinda destes foi avalizada durante a visita de Dom Pedro II, ao Império Austro-Húngaro (Budapeste), em 1870.
Ademir Pfiffer - Historiador
Trata-se de uma ferramenta virtual com finalidade de revelar a todos os interessados, os fragmentos da história e da cultura desta pequena cidade, mas de importância ecológica, no território do nordeste catarinense.
Saturday, December 05, 2009
Nelson Zoz, trajetória de vida em Schroeder
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Blog Archive
-
▼
2009
(27)
-
▼
December
(7)
- Bodas de Diamantes - Oswaldo e Lucia Fidler Steilein
- Fragmentos da História do Comércio de Rancho Bom,...
- Oswaldo Steilein, mensagem 45 anos, do ex-Vereado...
- Schroeder 45 anos, perspectivas no olhar de Paulo ...
- Walquiria Küster Bertoldi, é schroedense há 50 an...
- 45 anos de Schroeder na visão de Fausto Bertoldi d...
- Nelson Zoz, trajetória de vida em Schroeder
-
▼
December
(7)
No comments:
Post a Comment