Monday, August 08, 2016

Óbito e sepultamento do empresário Werner Voigt, o schroedense da gema

Em 1º de junho de 2016, o Senhor Werner Ricardo Voigt, empresário da indústria metalmecânica faleceu. Assim, anunciado o seu óbito as duas cidades do Vale do Itapocu, Schroeder e Jaraguá do Sul, através das suas respectivas prefeituras emitiram nota de pesar.
Werner nasceu em 8 de setembro de 1930 (nasceu pelas mãos de uma parteira), na Colônia Schröderstrasse (atual município de Schroeder) e era filho de Ricardo e Alma Schultz Voigt.
 O matrimônio de Werner foi com Wally Schlup Voigt (in memorian), que o acompanhou durante sua trajetória de vida.
A trajetória da vida escolar de Werner Voigt, sendo parte de sua alfabetização - escola estrangeira alemã e escola nacional - foi em Duas Mamas, na Sociedade Particular Escolar (atual Escola Municipal Castro Alves) e na Escola Municipal "Joaquim Wolf" (atual EEB - Miguel Couto), na época que Schröderstrasse pertencia ao distrito de Bananal e município de Joinville (SC).
Porém, sua vida não se limitou a isso e buscou formação profissionalizante em curso na unidade do Senai de Joinville.
Começava assim, seu ingresso no mundo do conhecimento científico e tecnológico, pois empregos conquistou, entre os quais de destaque, na Empresul (atual Celesc). 
Em seguida organizou seu próprio negócio, mas não parou nisso. Assim, através de convite e conversações com os senhores Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus surgiu a empresa WEG, fruto de um planejamento estratégico e desenvolvimentista, que gerou progresso acelerado para Jaraguá do Sul (SC) e o Vale do Itapocu.
Passado mais de meio século, da iniciativa dos três empresários tecnológicos, a cidade de Jaraguá do Sul sente-se órfã do pioneirismo e talento desses homens que inseriram o município e a região do Vale do Itapocu, no cenário das ciências e tecnologias dos motores elétricos, no Brasil e no mundo.
As imagens digitais a seguir, revelam como foi o registro  do sepultamento de Werner Voigt, o cidadão que recriou a engenharia do associativismo do empreendedorismo, através da disciplina, talento e simplicidade. Dessa forma, o seu legado de vida servirá de paradigma e reflexões para todos, que tem no trabalho, elemento de realização pessoal e conquistas múltiplas.



Associação Recreativa Weg transformada num espaço de encontros de familiares, colaboradores e a comunidade, que foi ao local despedir-se do homem, que planejou parte da grandeza de Jaraguá do Sul.




As flores traduziram o respeito e o carinho do povo de Schroeder, Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu por sua incessante inciativas à favor do associativismo empresarial, social e cultural.



O prefeito Dieter Janssen, que já foi colaborador da empresa Weg e representante do povo jaraguaense, expressou as palavras de solidariedade à família.

Cemitério Municipal de Jaraguá do Sul fundado em 1909, entre luteranos católicos foi o local de sepultamento do herói nacional da marca "Weg".


Imagens e créditos:




No comments: