Tuesday, October 03, 2006

Museu de pequeno porte: lazer cultural e criativo na Schröderfest

A tradicional Schröderfest, no Vale do Itapocu apresentou uma mostra de instrumentos de trabalho do homem rural. Dezenas de peças revelaram a memória e a identidade do povo schrödense. Elas formaram e deram à exposição rural um aspecto histórico cultural.
A cidade que não possui um Museu revelou que esta cultura se faz tão necessária, pois é pela segunda vez que o Governo do Município busca neste indicador cultural, o resgate da história de Schroeder, cuja localidade surgiu na paisagem natural do Itapocu, por volta de 1895. Em 2004, o Governo Oswaldo Jurk, também promoveu uma exposição, onde foram revelados a estrutura da Intendência Distrital, a instalação do Município, entre outros nichos temáticos.
Nesta exposição de 2006, Felipe Voigt, Prefeito e Arildo Konell, Secretário de Governo, optaram homenagear o homem rural. Por mais de dez década, esse ator social construiu e continua construindo a riqueza econômica da cidade.
Outro propósito do Museu de pequeno porte idealizado pelo Governo do Município, foi chamar a atenção da sociedade local, da importância deste instrumento como espaço não formal de aprendizagem, para jovens e adultos.
Os objetos que compunham o acervo da memória rural foram contextualizados num espaço luz e harmônico, que oportunizou ao visitante um conjunto de reflexões, associadas à colonização européia e sua contribuição tecnológica, para o desempenho do trabalho manual, no meio rural pelo homem schrödense.
Iniciativas desta natureza incentivam o turismo e o lazer cultural tão necessários para educação e valorização do patrimônio histórico e cultural do povo schrödense. As novas gerações precisam de espaços públicos que reflitam a memória do trabalho, empreendedorismo e da história de vida de cada cidadão.


"O turismo é um feito social, humano, econômico e cultural irreversível." - Revista Museu





Tenda da agricultura, espaço em homenagem ao homem rural schrödense

Uma grandiosa tenda foi montada no complexo esportivo Alfredo Pasold, para realizar uma mostra da força rural, por ocasião da Schröderfest.
O visitante ao adentrar o local teve acesso aos indicadores econômicos rurais expostos, tanto representando Schröder e a região do Vale do Itapocu.
Organizada por baias individuais e coletivas, a mostra revelou vários espaços, com destaques para a pecuária, avicultura, caprinocultura, cunicultura, entre outras.
A bananicultura foi outro indicador presente nesta mostra, pois é uma cultura de importância significativa para atual economia schrödense, que agrega várias indústrias e seus derivados.
Outro a presença de destaque foi da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) que através de um rico painel narrou sua trajetória, em Schröder há 50 anos. Através do painel histórico cultural se revelou a presença do Estado, como instituição facilitadora das políticas públicas à favor do homem rural.
A Secretaria de Agricultura, Gestão Ambiental e Turismo, também apresentou um enorme painel contendo reproduções de imagens fotográficas que destacou as ações do Governo Municipal, na história da agricultura, cuja economia que impulsionou o crescimento de Schröder.
Se o acervo fotográfico ilustrou a história, um pequeno Museu de pequeno porte resgatou a memória rural, através de peças e equipamentos rurais, que revelaram a trajetória da força do homem rural na história de Schröder há mais de 100 anos.
A Comissão Organizadora da Schröderfest, através da Secretaria de Agricultura, Gestão Ambiental e Turismo, cumpriu sua meta no transcorrer dos festejos comemorativo dos 42 anos de emancipação política, ao mostrar os indicadores da economia rural e promoveu o resgate da memória do homem rural.
A história não é escrita por covardes.

Os covardes não aparecem nem no rodapé.
Lula - Presidente do Brasil

Monday, October 02, 2006

SCHROEDER 42 ANOS - mensagem do Governo do Estado Regional


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul registra com orgulho a comemoração dos 42 anos de emancipação política de Schroeder.
Parabenizamos pela passagem deste dia 03 de outubro, desejando prosperidade ao município símbolo da ecologia, do trabalho e da organização municipal que tão bem representa o Estado de Santa Catarina.

Ivo Schmitt Filho
Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional

Sunday, October 01, 2006


Schroeder

A escola tem por objetivo promover melhorias nas condições da sociedade, ela serve como um agente transformador, onde os que por ali passam aprendem a aprender, criam novas perspectivas de vida. Cabe a sociedade contribuir para que as Escolas tenham como cumprir com este objetivo. A maior recompensa é de quando um professor colhe aos poucos o fruto das sementes plantadas. Parabéns Schroeder por dar condições a Escola “Elisa Cláudio de Aguiar”, por onde iniciei meus trabalhos como educadora, de ser este agente transformador. Professora Cristel Dorotea Meier da Silva