Museu de pequeno porte: lazer cultural e criativo na Schröderfest
A tradicional Schröderfest, no Vale do Itapocu apresentou uma mostra de instrumentos de trabalho do homem rural. Dezenas de peças revelaram a memória e a identidade do povo schrödense. Elas formaram e deram à exposição rural um aspecto histórico cultural.
A cidade que não possui um Museu revelou que esta cultura se faz tão necessária, pois é pela segunda vez que o Governo do Município busca neste indicador cultural, o resgate da história de Schroeder, cuja localidade surgiu na paisagem natural do Itapocu, por volta de 1895. Em 2004, o Governo Oswaldo Jurk, também promoveu uma exposição, onde foram revelados a estrutura da Intendência Distrital, a instalação do Município, entre outros nichos temáticos.
Nesta exposição de 2006, Felipe Voigt, Prefeito e Arildo Konell, Secretário de Governo, optaram homenagear o homem rural. Por mais de dez década, esse ator social construiu e continua construindo a riqueza econômica da cidade.
Outro propósito do Museu de pequeno porte idealizado pelo Governo do Município, foi chamar a atenção da sociedade local, da importância deste instrumento como espaço não formal de aprendizagem, para jovens e adultos.
Os objetos que compunham o acervo da memória rural foram contextualizados num espaço luz e harmônico, que oportunizou ao visitante um conjunto de reflexões, associadas à colonização européia e sua contribuição tecnológica, para o desempenho do trabalho manual, no meio rural pelo homem schrödense.
Iniciativas desta natureza incentivam o turismo e o lazer cultural tão necessários para educação e valorização do patrimônio histórico e cultural do povo schrödense. As novas gerações precisam de espaços públicos que reflitam a memória do trabalho, empreendedorismo e da história de vida de cada cidadão.
"O turismo é um feito social, humano, econômico e cultural irreversível." - Revista Museu