Thursday, September 30, 2010

Schroeder, há 46 anos sempre verde



Pela Lei n.º 968, de 04 de junho de 1964, assinado pelo Senhor Ivo Silveira então Presidente da Assembléia Legislativa, que criou o Município de Schroeder. A instalação do município se deu através do decreto SJ 22.09.03/1922, de 03 de outubro de 1964, pelo então Governador Celso Ramos.
Porém, a história de Schroeder começou nos primórdios do Pastor Wilhelm Gottfred Lange, que servia em Brüderthal (Guaramirim), desde 1886.
Foi Lange, que convidou no transcorrer do século XIX, da década de 90, o Senhor Eduard Krisch, o mais destacado agriminsor, para adentrar mata, com intuíto de demarcar novas áreas de terras. Essas novas áreas de terras demarcadas ficaram conhecidas pelo nome de Caminho Schroeder I, II e III.
No final do século XIX, os imigrantes remanescentes de Blumenau (Vila Itoupava), também iniciaram a exploração das regiões do Braço do Sul, Rancho Bom e Duas Mamas, para caças de animais e pássaros silvestres. E, posteriormente, muitos desses exploradores se transferiram com a família àquelas localidades citadas, constituindo um marco na história da colonização de Schroeder.
Com a presença expressiva da etnia alemã no território schroedense, na primeira década do XX nascia uma Organização Comunitária Alemã, a qual era responsável pela vida coletiva, vinculada aos serviços de ordem religiosas e educacionais. Assim em 1910 já figurava como professor contratado por essa entidade, o Senhor Konrad Koch, que atendia as comunidades de Schroeder I e Schroeder II.
Em 1912, o Pastor Albert Schneider iniciou as atividade religiosas em Schroeder e permanecendo até 1922. Fase em que se formou várias sociedades escolares particulares, as quais edificaram prédios com base no modelo da arquitetura européia, fachwerk (enxaimel).
No limiar da década de 30, a Organização Comunitária Alemã encerrou as atividades, e o movimento luterano no Brasil, de Schroeder sofria profundas retaliações, reflexo da Era Vargas. Com a divisão do grupo, Schroeder passou a vincular-se a dois sinodos do movimento do luteranismo.
Outro grupo étnico, os italianos estão presentes desde 1919, e se estabeleceram na localidade de Duas Mamas. Sendo o Professor Santos Tomazelli, o principal expoente, pois, desde os anos 30 foi professor naquela localidade, cuja escola hoje leva o seu honrado nome.
Atualmente, Schroeder é marcado pelo virtiginoso crescimento demográfico oriundo da migração, a qual trouxe profundas mudanças na paisagem rural e urbana, bem como nos valores sociais e culturais, tornando a cidade um mosaico étnico devido a essa diversidade.
Neste três de outubro, Schroeder completa 46 anos de emancipação política. No entanto, essa história de colonização tem mais de um século, marcada pela evolução das instituições sociais mais importantes, a familia, igreja e escola. Ein prösit, Schröderstrasse!

Ademir Pfiffer - Historiador













No comments:

Blog Archive