Trata-se de uma ferramenta virtual com finalidade de revelar a todos os interessados, os fragmentos da história e da cultura desta pequena cidade, mas de importância ecológica, no território do nordeste catarinense.
Sunday, July 03, 2011
O Centenário da Escola Étnica e Nacional - Silvio Valcanaia
O Centenário da Escola Étnica e Nacional da cidade Schroeder (SC), pelo Senhor Silvio Valcanaia, que veio residir nos anos 50, na cidade de Guaramirim (SC), localidade de Caixa D'Água. Em seguida rumou ao Distrito de Schroeder [localidade de Schroeder I], que em 1964 foi transformado em Município. Da emancipação aos dias atuais, a evolução econômica e cultural de Schroeder foi de progresso gradual e de passos seguros.
No inicio dos anos 70. o Senhor Silvio participou do movimento do associativismo escolar, quando presidiu a diretoria da Escola Isolada "Schroeder I", que no passado havia sido pertencente a uma Sociedade Escolar Particular "Schröder Strasse Eins" [Escola Étnica - alemã]. Da família Valcanaia e Gesser (esposa Lucia), todos os quatro filhos do casal estudaram na Unidade Escolar. Inclusive, um dos netos.
Apesar da aberração das políticas públicas de péssimo mau gosto dos governantes catarinense, para com o ensino público, mesmo assim desta família bons frutos escolares nasceram em meio à sala de aula, entre doutor, mestrando e bacharel.
Hoje, o Senhor Silvio e Dona Lucia assistem o Bairro Schroeder I, crescer e modernizar-se em função da presença expressiva do Governo Municipal de Schroeder e da ativa participação da migração, que é um quadro efetivo de trabalhadores, para as indústrias do Vale Itapocu, principalmente, Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador
Atualmente, sou historiador da Fundação Cultural do Município de Jaraguá do Sul (SC). Tenho inúmeros blogs com a finalidade de garimpar a evolução histórica e a cultura material e imaterial ligada ao Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul. Um trabalho que no presente momento não tem visibilidade, mas no futuro será rica fonte, para os pesquisadores à nível de Mestrado e Doutorado, nas mais diversas áreas do conhecimento. O desafio é ouvir e gravar os depoimentos do nosso maior patrimônio, o cidadão.
Além disso, registrar a cultura dos remanescentes, ligada aos hábitos e costumes das comunidades étnicas, os afro-brasileiros, suábios-húngaros, letos, poloneses, italianos, pomeranos, alemães, migrantes e outros.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Blog Archive
-
▼
2011
(91)
-
▼
July
(19)
- Jaraguá 135 anos - Stammtisch - 3
- Professora Elisa Andreia da Silva Assis - Escola S...
- Cândido Walz, Associativismo escolar - Luiz Delfino
- Cândido Walz, o leto-russo vereador
- Cândido Walz, o leto-russo de Braço do Sul
- Cândido Walz, avaliando o Governo Voigt
- O Centenário da Escola Étnica e Nacional - Profess...
- O Centenário da Escola Étnica Nacional - Bernardo ...
- 1943, Bernardo Gesser chegou em Schroeder I
- Bernardo Gesser, por uma ferrovia com elevados em ...
- Bernardo Gesser, o vereador voluntário schroedense
- Bernardo Gesser, perspectivas políticas e um olhar...
- O Centenário da Escola Étnica Nacional - Ana Rita
- Anos 70, obras na divisa de Schroeder e Jaraguá do...
- A velha Escola Rui Barbosa
- Jaraguá 135 anos - Stammtisch - 2
- Rosangela Motta, a pesquisadora da Escola Étnica e...
- Escola Nacional "Joaquim Wolf"- Irene Roweder
- O Centenário da Escola Étnica e Nacional - Silvio...
-
▼
July
(19)
No comments:
Post a Comment