Sunday, July 03, 2011

O Centenário da Escola Étnica e Nacional - Silvio Valcanaia


O Centenário da Escola Étnica e Nacional da cidade Schroeder (SC), pelo Senhor Silvio Valcanaia, que veio residir nos anos 50, na cidade de Guaramirim (SC), localidade de Caixa D'Água. Em seguida rumou ao Distrito de Schroeder [localidade de Schroeder I], que em 1964 foi transformado em Município. Da emancipação aos dias atuais, a evolução econômica e cultural de Schroeder foi de progresso gradual e de passos seguros.
No inicio dos anos 70. o Senhor Silvio participou do movimento do associativismo escolar, quando presidiu a diretoria da Escola Isolada "Schroeder I", que no passado havia sido pertencente a uma Sociedade Escolar Particular "Schröder Strasse Eins" [Escola Étnica - alemã]. Da família Valcanaia e Gesser (esposa Lucia), todos os quatro filhos do casal estudaram na Unidade Escolar. Inclusive, um dos netos.
Apesar da aberração das políticas públicas de péssimo mau gosto dos governantes catarinense, para com o ensino público, mesmo assim desta família bons frutos escolares nasceram em meio à sala de aula, entre doutor, mestrando e bacharel.
Hoje, o Senhor Silvio e Dona Lucia assistem o Bairro Schroeder I, crescer e modernizar-se em função da presença expressiva do Governo Municipal de Schroeder e da ativa participação da migração, que é um quadro efetivo de trabalhadores, para as indústrias do Vale Itapocu, principalmente, Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

No comments:

Blog Archive