O Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, parabeniza o Município de Schroeder pelos seus 42 anos de emancipação política. Ao longo desse tempo podemos acompanhar o desenvolvimento e a pujança deste povo trabalhador e ordeiro. Parabéns,Trata-se de uma ferramenta virtual com finalidade de revelar a todos os interessados, os fragmentos da história e da cultura desta pequena cidade, mas de importância ecológica, no território do nordeste catarinense.
Saturday, September 30, 2006
O Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, parabeniza o Município de Schroeder pelos seus 42 anos de emancipação política. Ao longo desse tempo podemos acompanhar o desenvolvimento e a pujança deste povo trabalhador e ordeiro. Parabéns,Tuesday, September 26, 2006

Um transporte muito antigo nas áreas de colonização do Vale do Itapocu, principalmente, o seu uso se restringe às áreas de difícil acesso, como morros, terrenos alagadiços e arrozeiras.
Nos festejos comemorativos do 42º segundo aniversário de Schröder, esse meio de transporte foi destaque, para as competições de força e resistência. O desafio era fazer uma aparelho de cavalos puxar uma carga de 200 kg, em menor tempo possível.
A "Puxada de Zorra" como foi apelidada essa competição, que atraiu um bom público, que prestigio com olhar atento o desenrolar das competições, no complexo esportivo Alfredo Pasold.
Sunday, September 24, 2006

A circulação de schrödenses e visitantes pelo complexo esportivo, onde acontecia a Schroederfest, no dia 24 setembro, domingo era marcada por um bom público que veio conhecer os traços da trajetória de crescimento desta cidade, no Vale do Itapocu.
O panorama do complexo esportivo era da presença de muita gente trabalhadora, solidária e ordeira. E, é esta gente que construiu parte desta riqueza e do bem estar social e cultural, tornando a cidade agradável de se morar.
Friday, September 22, 2006

42 Anos: verde e qualidade de vida
A pequena e notável cidade de Schröder está completando em 2006, 42 anos de emancipação política e mais de 100 anos de história associada à colonização, registrada a partir de 1895.
O nome Schröder é uma homenagem ao Senador Christian Mathias Schröder, alemão e mentor da fundação cidade de Joinville.No final do século XIX , a região do Vale do Itapocu sofreu grandioso lastro da colonização européia. E a localidade de Schröder, então pertencente ao Município de Joinville, passou a ser alvo da colonização européia. Foi nessa época ,que várias famílias de origem européia rumaram a essa localidade, face as preciosidades encontradas: terra fértil e muita floresta densa.Essa preciosidade originou o primeiro ciclo econômico de Schröder, o extrativismo vegetal, consorciado com a prática da agricultura. Com esse paradigma econômico, a localidade se desenvolveu o suficiente para tornar-se distrito do Município de Guaramirim (SC), no ano de 1959.Por volta de 1964, o distrito conquistou status de Município, face ao povo ordeiro, de capacidade versatil, disciplina e gosto árduo pelo trabalho. Esta trilogia efetivou o projeto desenvolvimentista desta pequena cidade, que nasceu amante da ecologia, oportunizando a todos uma excelente qualidade de vida.Parabéns Schröder pelos 42 anos de emancipação política! Parabéns a todos que contribuíram para construir uma história a mais de 100 anos!
Wednesday, September 20, 2006

Certamente 16 de setembro será um marco histórico para o Município de Schroeder, data da 1ª. edição da Strassenfest Mit Stammtisch, cuja festa integra o calendário festivo das comemorações do 42º. aniversário de emancipação política, durante o mês de setembro.
Centenas de pessoas foram prestigiar a festa genuinamente alemã. Era visível a influência da cultura alemã através dos trajes típicos, banda de música típica e gastronomia. Enfim, os schroedenses se revelaram autênticos e fiéis as suas origens.
Vale ressaltar, que por volta do ano 1895, a partir da abertura da Schröder Strasse Eins, por influência do Pastor Wilhelm Lange e Eduardo Krisch, a localidade passou a receber diversas famílias do Vale do Itajaí (Blumenau) e domínio de Dona Francisca, cuja finalidade era colonizar os lotes coloniais remanescentes do antigo Império Luso.
Ao embalo do som musical da Banda Atlântico Sul, o público aproveitou a festa para se confraternizar, rever amigos, beber algumas geladas, dentre outras atrativos, que colocou a cidade num clima de festa até a Schroederfest.
