Certamente 16 de setembro será um marco histórico para o Município de Schroeder, data da 1ª. edição da Strassenfest Mit Stammtisch, cuja festa integra o calendário festivo das comemorações do 42º. aniversário de emancipação política, durante o mês de setembro.
Centenas de pessoas foram prestigiar a festa genuinamente alemã. Era visível a influência da cultura alemã através dos trajes típicos, banda de música típica e gastronomia. Enfim, os schroedenses se revelaram autênticos e fiéis as suas origens.
Vale ressaltar, que por volta do ano 1895, a partir da abertura da Schröder Strasse Eins, por influência do Pastor Wilhelm Lange e Eduardo Krisch, a localidade passou a receber diversas famílias do Vale do Itajaí (Blumenau) e domínio de Dona Francisca, cuja finalidade era colonizar os lotes coloniais remanescentes do antigo Império Luso.
Trata-se de uma ferramenta virtual com finalidade de revelar a todos os interessados, os fragmentos da história e da cultura desta pequena cidade, mas de importância ecológica, no território do nordeste catarinense.
Wednesday, September 20, 2006
Strassenfest Mit Stammtisch in Schröder
Atualmente, sou historiador da Fundação Cultural do Município de Jaraguá do Sul (SC). Tenho inúmeros blogs com a finalidade de garimpar a evolução histórica e a cultura material e imaterial ligada ao Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul. Um trabalho que no presente momento não tem visibilidade, mas no futuro será rica fonte, para os pesquisadores à nível de Mestrado e Doutorado, nas mais diversas áreas do conhecimento. O desafio é ouvir e gravar os depoimentos do nosso maior patrimônio, o cidadão.
Além disso, registrar a cultura dos remanescentes, ligada aos hábitos e costumes das comunidades étnicas, os afro-brasileiros, suábios-húngaros, letos, poloneses, italianos, pomeranos, alemães, migrantes e outros.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment