Saturday, October 24, 2009

Italos-germânicos, a cultura da exploração da mata nativa em território schroedense


A artista plástica Neiva Planitkow e realizou releitura de imagem fotográfica dos anos 30, no interior de Schroeder, na região do pé da Serra de Duas Mamas.

A imagem mostra a exploração comercial da madeira da Mata Atlântica pelo colonizador europeu, o qual acumulou excedente financeiro.

Posteriormente, esse colonizador investiu o lucro no desenvolvimento industrial da cidade, a qual vive esse ciclo de prosperidade, fruto de uma geração que muito labutou.

O trabalho artistico de Neiva estava também exposto na Iª Conferência de Cultura, em 21 de outubro, em meio a outras obras de arte, que começam a ganhar vitrine no meio cultural local e regional.

O trabalho de Neiva foi inspirado no acervo fotográfico do Professor Santos Tomaselli (in memorian), cujo coleção já foi mostrada em Jaraguá do Sul, no Museu Histórico "Emílio da Silva", na gestão de Oswaldo Jurk, Prefeito.

Na ocasião, Santos Tomazelli veio in loco, para receber a homenagem da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo - através do Professor Arildo Konell e do Diretor da Unidade Escolar, Sérgio Voigt - e do Museu Emílio da Silva, Diretora Alcioni Macedo Canuto.

Serra de Duas Mamas, um braço do antigo Peabiru?

O vídeo mostra o corte da picada indigena, transformada em caminho e estrada (Duas Mamas) durante esse primeiro século de sua existência.
Alguns estudiosos consideram (hipótese) a Estrada Duas Mamas um braço do Peabiru - caminho engramado dos povos indigenas - uma ramificação do caminho dos índios que seguia no século XVI de São Francisco do Sul (SC) em direção ao Paraguai. Posteriormente,também iam ao Peru, terra dos incas, povos Pré-Colombianos.
A lendária história conta a ida dos índios ao Paraguai, contratados para conduzirem Aleixo Garcia e Alvares Nunes Cabeça de Vaca, ambos espanhóis. A aventura já foi narrada em livros e idiomas diversos e publicados na América e Europa.
Na era da imigração européia, no século XIX, no domínio de Dona Francisca (Joinville/SC)aconteceram vários ataques aos imigrantes, nos fundos da Serra Duas Mamas, na localidade da Estrada Blumenau e adjascencias. Após ataques pelos índios, os mesmos retornavam em direção à Schroeder, para fugir das armas dos colonos.
Esses fatos pitorescos foram anotados num livro de registro do Senhor Eduardo Krisch e do filho João Krisch, que exploravam aquela região para fixação dos colonos europeus.
Portanto, na região de Duas Mamas não há relatos e registros na exploração de Eduardo Krisch sobre ataque indigenas àquela localidade.
O Senhor Krisch iniciou a colonização de Schroeder, via Schroeder I, na última década do século XIX, por influência do Pastor Wilhelm Gottfred Lange. Foi a partir da imigração de Brüderthal (1886), atual Município de Guaramirim (SC), que em Schroeder I instalou-se um núcleo de colonização, por famílias de fé luterana, aonde há 100 anos (1909) os colonos organizaram e montaram no lote da Duquesa de Chartes, uma Sociedade Escolar Particular, para atender os filhos em idade de alfabetização.
A tomada das imagens desta estrada também tem a finalidade de mostrar a evolução da paisagem rural, que foi atingida pela exploração do colonizador europeu e prosperou à base da agricultura, extrativismo vegetal e pecuária.
Atualmente, a localidade tornou-se alvo da exploração imobiliária, o que gera preocupação pelo uso indevido do solo e a contaminação dos mananciais de água, fonte de vida para o ecossistema da região.
Vídeo 1:

Video 2:

Vídeo 3:


"Desculpe em responder somente agora Ademir, mas o que posso fazer pra você falando sobre um traçado do Peabiru aqui no Itapocu, é mostrar dados baseados em historiografia, prováveis vestígios na região e também das provas arqueológicas relacionadas com a presença dos guaranis e macro-jês na região. Seria mais interessante mostrar pra você na prática os locais aqui no vale do Itapocu para que você possa entender melhor.
Sobre seu blog de Schroeder, li o artigo sobre a localidade de Duas Mamas que você comentar uma possibilidade de ser um ramal do Peabiru:
Tenho uma opnião a respeito de que nada impede que a antiga estrada de Duas Mamas pudesse ser um caminho de índios, mas estaria mais relacionadas com os botocudos do século XIX do que com o guaranis que estiveram se utilizando da bacia hidrográfica do rio Itapocu no século XVI.
Este mês falei com a arqueóloga do Museu de Arqueologia do Sambaqui de Joinville Dione da Rocha Bandeira e a mesma está buscando informações a respeito da presençãs de índios e algum vestígios arqueológicos e materiais líticos na localidade de Schroeder 1 por onde estará sendo feito o contorno rodoviário da BR 280 que será feito antes um estudo de impacto ambiental e arqueológico. Seria interessante vocês trocarem uma idéia a respeito já que sei que você está fazendo o livro da cidade de Schroeder. A respeito da região de Duas Mamas, copiei uma referência dada pela arqueóloga em seu trabalho de mestrado feito em 2004 onde ela extraíu uma informação do jornal Kolonie Zeitung sobre a presença dos botocudos nesta região em 1866 se não me engano a data. Coloquei esta informação no meu penúltimos artigo no jornal falando justamente da presença dos Xoklengs no vale do Itapocu no século XIX.
Aguardo uma resposta.
Atenciosamente,

Fabio K. Nunes" - 29/07/2011 - [sexta-feira]

Marcos Minel e Augusto Demarchi, explicando a ritualística folclórica de busca de rei em território schroedense

O mês de julho de 2007, no Bairro Bracinho foi marcado pela festa de Tiro Rei do Senhor Moacir Rüchert.
Na ocasião, Marcos Minel e Augusto Demarchi explicaram a função social e cultural desta tradição no Vale do Itapocu e que se perpetua por mais de um século.
Acompanhe as explanações no vídeo indexado na rede mundial de computadores, Canal Cultura Jaraguá, no You Tube:

Ritualística folclórica de busca de Rei em Schroder é assistida no mundo

Apesar do vídeo tratar da cultura do tiro - marcha de busca de rei- da Sociedade Esportiva e Recreativa "Amizade" de Jaraguá do Sul, a festa foi em solo schroedense, nos fundos do Clube Caça e Tiro Bracinho, na chacará de Moacir Rüchert e família.
O vídeo é modesto e já foi assistido por milhares de pessoas em diversas partes do mundo, recebendo comentários pelo propósito que foi elaborado. Quando realizei a tomada das imagens foi com intenção de focar as nossas tradições, que acontecem em nossos rincões, aqui no Brasil.


Entrando no Bairro Schroeder III por Santa Luzia

Em julho de 2007 participei da experiência de buscar o Rei de tiro ao alvo, pela Sociedade Esportiva Amizade, do bairro que leva o mesmo nome da agremiação, em Jaraguá do Sul (SC).
Na ocasião tomamos um ônibus - associados, convidados e músicos - e dirigimo-nos em direção à cidade de Schroeder, entrando pelo Bairro Schroeder III, na antiga Ponte da Trindade.
O vídeo é amador e tem apenas o caráter de ilustrar como ainda se faz a tradição e cultura sobre as rodas. O passeio mostra o lado rural de Jaraguá do Sul, contrastando com a urbanidade de Schroeder, inclusive com asfalto.

Iª Conferência de Cultura de Schroeder - avaliação dos resultados qualitativos


Neiva Lucia Planitkow - Setor de Cultura foi a principal articuladora e organizadora do evento que reuniu a comunidade, para discutir o rumo da cultura no Município, neste novo milênio.

Mirian Kruetzfeld Vogel - Diretora Escola Municipal "Professor Santos Tomaselli".


Arildo Konell - Secretário de Governo: Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Músicos marcaram presença na Iª Conferência de Cultura de Schroeder


História e memória pela cerâmica


Wilherme Franke - instrumento de foles - bandoneon.

Músicos de instrumentos de metais e sopro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).


Dona Nelza Völz Blank - acordionista do Bairro Bracinho.

Thursday, October 22, 2009

Leoni Silva, este é o "cara" do MINC, em Schroeder

Com a temática: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO, Leoni Silva caracterizou o papel do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC), na efera pública.
A mobilização e a sensibilização da sociedade brasileira em prol do movimento articulado à favor da cultura, acontece durante todo o segundo semestre de 2009, em todos os municípios brasileiros.
Os municípios tem responsabilidade de realizar uma Conferência de Cultura, até 31 de outubro, para formar o Sistema Municpal de Cultura, sustendo por um órgão no Governo Municipal, Fundo e Conselho de Cultura.

Leoni, como conferencista atingiu a platéia presente, ao expor de modo simples e com clareza, os fundamentos de desenvolvimento das políticas públicas que acontecem atualmente no Brasil, para o exercício da cidadania e a inclusão social, tendo base a cultura.

Vídeo 1:


Vídeo 2:


Vídeo 3:

1ª Conferência de Cultura de Schroeder mostrou a importância do artesanto e da arte visual

A Senhora Neiva Lucia Plantikow, Setor de Cultura, governo Felipe Voigt e Ribas mostrou a importância e o papel das artes visuais e do artesanato, em desenvolvimento nesta cidade.
Como arte educadora, Neiva tem visão multidisciplinar sobre a criação e confecção das artes visuais e do artesanato.
Há uma diversidade na produção do artesanato na cidade, que é fruto da participação e incentivo do Poder Público.
Na Conferência de Cultura, a primeira do genero realizada no Municpio, as duas manifestações foram devidamente apresentadas aos participantes e convidados do evento.

Wednesday, October 21, 2009

Iª Conferência de Cultura foi respalda pela comunidade e os funcionários do Governo Municipal



O Senhor Arildo Konell, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realizou uma exposição contextualizada sobre a evolução cultural do Município, na gestão pública do Senhor Felipe Voigt e Ribas.
O discurso das autoriadades estavam focadas ao evento que se propôs a discutir os rumos da cultura do Município de Schroeder.
O Prefeito Felipe Voigt(licenciado) revelou-se entusiasmado pelo momento que a cidade está atravessando, em detrimento do movimento de cultura e educação, dois componentes que marcam as ações de governo articuladas.
O Senhor Felipe Voigt, não deixou de tecer comentários de reconhecimento pelo empenho da equipe do seu secretariado, agentes da educação e cultura, no Município, mediadores e facilitadores, na execução das diretrizes de seu Governo. Essas diretrizes são articuladas através de efetivo trabalho, fundamentado em planos sintonizados com as políticas públicas do Governo do Estado e Governo Federal, como a Iª Conferência de Cultura, que vai originar o Sistema Municipal de Cultura.

Conferência de Cultura, motivou a participação da sociedade local


A cultura em Schroeder é prioridade no Governo de Felipe Voigt e Ribas. A primeira Conferência de Cultura realizada neste 21 de outubro de 2009 mudou o destino dos habitantes desta pequena cidade, que deu um passo decisivo para implementação de políticas públicas, visando a construção do Sistema Municipal de Cultura.
O evento foi um marco inaugural na história de Schroeder, tendo como facilitadores o Senhor Arildo Konell e a Senhora Neiva, ambos gestores públicos do Governo Municipal.

Sunday, October 11, 2009

Alunos da Escola Eliza Claudio de Aguiar que conquistaram o curso superior

Giovani Lenzi e Ederson Stiegelmaier (os dois primeiros da esquerda para direita), por ocasião da formatura de Eberto Stigelmaier. Na SCAR o local de colação de grau e no Clube Atlético Baependi*, a festa seguida de baile socail com a presença da família e amigos.
Essa rapaziada foram alunos na época que tive passagem pela direção do educandário de 1992 a 1998.
Todos participaram do Grupo Folclórico "Schröder Strasse Eins Volkstanzgruppe", hoje desativado. Foram uma geração de alunos priveligiados, pois os pais eram interessados no desempenho social, intelectual e no desenvolvimento da Unidade Escolar.
Por esta sublime conquista do Eberton, mas que não aparece na foto, tratei de blogar o assunto sobre a vida de sucesso dos ex- alunos, que residiram ou residem, no atual Bairro de Schroeder I.
A internet é o meio que estes , via orkut escolheram o vies para mostrar a coleção de fotos que tratam do crescimento social de ambos.
É de conhecimento, que Giovani e Ederson já se formaram e são profissionais técnicos, os quais trabalham em importantes empresas na cidade Jaraguá do Sul.
O Ederson, inclusive foi instrutor técnico, curso profissionalizante médio, na antiga Escola Técnica Federal de Jaraguá do Sul.
Portanto, reafirmo, que, o Plano Político Pedagógio (PPP) da época, focava o desenvolvimento do potencial do aluno, que foi desenvolvido pela eficácia da ação pedagógica dos professores, que eram profissionais atuantes e sintonizados com as diretrizes da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Parabéns aos professores, pais e os alunos que se tornaram valiosos cidadãos para a sociedade.
(Créditos: Eberton Stiegelmaier)
P.S. O Cristiano Steigelmaier (camiseta de estampa verde) terminou o Ensino Médio no de 2008, em Jaraguá do Sul, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), sendo inclusive aluno da minha disciplina de História.
* Em agosto de 2008 eu e Silvia Regina Toassi Kita entregamos à sociedade jaraguaense, o livro da história deste clube: Baependi:100 anos de muitas histórias.

Família Lindner, Bodas de Ouro em 2009

(Créditos de imagem: família Lindner)
Em 2009, os festejos das Bodas de Ouro da família Lindner marcou o enlace do casal que chegou em Schroeder nos primódios dos anos 30. Na época a localidade de Schroeder* pertencia ao Distrito de Bananal, Município de Joinville (SC) .
A família Lindner desde os primórdios participou gradativamente do processo que incentivou o desenvolvimento econômico, social e cultural da antiga localidade, Distrito e Município.

(continua assim que terminar a pesquisa de campo)

* Era uma localidade de dificil acesso por terra e estava à margem esquerda do Rio Itapocuzinho, um afluente do Rio Itapocu.

Guisela Steilein Ristau e Wilhelm Fritzke na Oktoberfest

Zita Maas Pfiffer (Guaramirim/SC), Guisela Luzia Steilein (Schroeder), Gusatvo Scheuer Pfiffer (Jaraguá do Sul/SC), Marta Maria Scheuer Pfiffer (Jaraguá do Sul) e Wilhelm Fritzke (Schroeder), todos na Rua XV de Novembro, 10 de outubro de 2009, aguardando a abertura do desfile da Oktoberfest, em Blumenau (SC).

Blog Archive